
Entre os dias 04 e 08 de agosto, membros do Laboratório de Segurança Contra Incêndios e Desastres (LaSCID), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Campus Itabira, participaram do “Curso de Primeiros Socorros – Nível Avançado”, promovido pela Academia de Bombeiros Militar (ABM) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em Contagem (MG). A atividade contou com o apoio da Fundação Theodomiro Santiago (FTS) e da Diretoria de Cultura e Extensão Social (DCS) da UNIFEI.
A capacitação, com carga horária de 38 horas-aula, foi voltada a integrantes do projeto de extensão “LaSCID: Educação Inclusiva e Transferência de Conhecimento em Saúde e Segurança para Pessoas Surdas”, coordenado pela Professora Dra. Luciana Gomides e pelo Professor Dr. Fernando Guedes, ambos do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas da UNIFEI. Participaram também os quatro estudantes UNIFEI: Lethicia Carneiro de Jesus (Engenharia de Saúde e Segurança), Luiz Felipe Blachi (Engenharia Mecânica), Mariana Meireles Rodrigues (Engenharia de Saúde e Segurança) e Thais Ribeiro Santiago (Engenharia de Produção).

O principal objetivo do projeto é desenvolver métodos de ensino e estratégias de comunicação acessível, voltados à população surda, para a atuação em contextos de emergência. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o Brasil possui cerca de 2,6 milhões de pessoas com dificuldade de ouvir, o que evidencia a relevância de ações inclusivas em cenários de risco.
A iniciativa busca garantir que informações de segurança sejam compreendidas por todas as pessoas, eliminando barreiras linguísticas e promovendo a acessibilidade em situações críticas, como incêndios, desastres naturais ou atendimentos de primeiros socorros.
Parceria estratégica
O LaSCID é parceiro do Centro Intersetorial de Pesquisas em Alterações Climáticas e Redução do Risco de Desastres (CIPARD), vinculado à Academia de Bombeiros Militar do CBMMG. Juntas, as instituições promovem ensino, pesquisa e extensão com foco na prevenção e na resposta a desastres naturais e tecnológicos. Essa cooperação fortalece a produção de conhecimento científico aplicado e a formação de profissionais capacitados para atuar de forma inclusiva e eficaz em diferentes tipos de emergência.
A formação recebida no curso contribui diretamente para o desenvolvimento de conteúdos e materiais acessíveis, como vídeos em Libras e cartilhas visuais, a serem utilizados em treinamentos, palestras e ações comunitárias realizadas pelo projeto de extensão.

Fonte de dados sobre deficiência auditiva:
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2022: Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência. Agência de Notícias IBGE, 07 ago. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/43463-censo-2022-brasil-tem-14-4-milhoes-de-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 12 ago. 2025.
Matéria no site dos bombeiros: https://www.bombeiros.mg.gov.br/cbmmg-promove-curso-avancado-de-primeiros-socorros-com-foco-em-inclusao-e-acessibilidade