













No dia 07 de setembro, às 16 horas, aconteceu, no Complexo Histórico e Cultural (CHC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a cerimônia de reinauguração do Museu Theodomiro Santiago (MTS), reunindo professores e servidores técnicos, alunos e ex-alunos, além de familiares do fundador da Instituição e representantes da Prefeitura Municipal, empresas e instituições de ensino superior da cidade.
O evento fez parte da Semana Cultural UNIFEI, realizada de 07 a 09 de setembro, por iniciativa da Diretoria de Cultura e Extensão Social da Pró-Reitoria de Extensão (PROEx) da Universidade. A primeira parte da cerimônia foi realizada no Auditório Antônio Rodrigues d’Oliveira (AARO).
Logo no início, foi feita a leitura da biografia de Theodomiro Carneiro Santiago e de um histórico sobre o MTS. A mesa do evento foi composta pelo reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni; o pró-reitor de Extensão, professor Guilherme Sousa Bastos; o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, e pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade, Alexandre José Castilho Ramos Monteiro.
Após a abertura oficial da cerimônia pelo reitor, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e, na sequência, uma apresentação musical do ex-aluno da UNIFEI Marcelo Machado Fernandes, formado em Engenharia Elétrica, na Turma de 2001, e com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção.
Depois da apresentação, o pró-reitor de Extensão, professor Guilherme Bastos falou sobre a Semana Cultural UNIFEI e a reinauguração do MTS. O presidente do DCE da UNIFEI, Alexandre Monteiro, e o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, também apresentaram suas mensagens sobre a importância do evento.
Em seguida, os alunos Rian Demétrio Cunha, Viviane da Silva Santos e Júlia Goulart Vilas Bôas, do curso de Engenharia Civil da UNIFEI e integrantes da empresa Júnior In Loco, fizeram uma apresentação em 3D de todo o espaço do MTS que estava sendo reinaugurado. Por fim, o reitor da UNIFEI, professor Edson Bortoni, fez seu pronunciamento.
Encerrada a primeira parte da cerimônia no AARO, os convidados se dirigiram até o MTS para acompanharem o descerramento da placa de reinauguração, feito pelos professores Edson Bortoni, Guilherme Bastos, Antônio Carlos Ancelotti Júnior, vice-reitor, e Patrícia da Silva Lopes Alexandrino, diretora de Cultura e Extensão Social da PROEx, além do coordenador do CHC-UNIFEI, Paulo César Gonçalves.
Na sequência, o reitor, o prefeito de Itajubá, o coordenador do CHC-UNIFEI e as senhoras Lia Rennó e Ana Maria Santiago Mauad, representando a família do Dr. Theodomiro Santiago, desfizeram o laço de reinauguração do Museu e os presentes foram convidados, então, para uma visita ao Museu reinaugurado, além de uma recepção no Salão de Atos do CHC-UNIFEI.
Semana Cultural UNIFEI
Realizada de 07 a 09 de setembro, por iniciativa da Diretoria de Cultura e Extensão Social da PROEx, além da reinauguração do MTS, a Semana Cultural UNIFEI, foi composta por visitas guiadas ao acervo do museu, nos dias 08 e 09, e por dois eventos culturais preparados pela Universidade Cultural e realizados no teatro Municipal Cristiane Riera. No dia 08, foi realizado o Show de Talentos, das 19 às 22 horas, e para o dia 09 estava prevista a apresentação da companhia de dança Corpo a Corpo, das 19h30 às 21h30.
Em ambos os eventos, a entrada foi aberta a toda a comunidade, que participou fazendo doações de alimentos, roupas e ração. Para estas realizações, a Universidade Cultural contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECUT).
Histórico do Museu
O Museu Theodomiro Santiago (MTS) teve início oficialmente em 1965, quando estava à frente da direção do Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI) o professor Pedro Mendes dos Santos. Na época, era composto de móveis e algumas peças de valor histórico que faziam parte do acervo patrimonial e que tinham sido usadas em aulas. Para seu primeiro presidente foi convidado o engenheiro e ex-aluno José Almeida Granado, grande aficionado da então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI).
Em 1976, o professor Zulcy de Souza, na época diretor geral da EFEI, iniciou os estudos sobre a implantação do Museu, os quais foram completados na gestão do professor José Abel Royo dos Santos, em 1978, que contou com o auxílio exponencial do engenheiro Carlos Barros Pinto, autor do primeiro anteprojeto para o Museu.
Em princípio de 1979, este projeto – que previa somente a utilização da parte mais antiga do Prédio Central, ou seja, o Casarão (hoje Complexo Histórico e Cultural da UNIFEI) localizado a Rua Coronel Rennó, nº 7, no Centro de Itajubá –, foi discutido com o Dr. Antônio Aureliano Chaves de Mendonça, então vice-presidente da República e ex-professor da Instituição, que julgou melhor incluir no Museu os dois prédios antigos inteiros.
Visando proporcionar ao Museu uma estrutura adequada às suas finalidades, a diretoria da EFEI, na época, solicitou à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, profissionais especializados para prepararem a sua implantação. A Secretaria encaminhou o pedido, solicitando ao diretor do Museu Nacional – UFRJ, que providenciou a vinda do museólogo Geraldo Pitaguary para conhecer in loco as futuras instalações do Museu, tendo este prestado relevantes serviços. Em abril de 1980, a direção da EFEI contratou Maria Amélia Bossolan da Silva, técnica de Assuntos Culturais, e a Consultoria do museólogo Anaildo Bernardo Baraçal.
O Museu Theodomiro Santiago foi reinaugurado em 23 de novembro de 1981, ano do centenário de nascimento do fundador do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), Dr. Theodomiro Carneiro Santiago, concretizando-se, finalmente, os objetivos almejados pelos seus idealizadores.
Em 1985, sendo o diretor geral da EFEI o professor Fredmarck Gonçalves Leão e sob a coordenação do professor João Baptista Ricci, o Museu foi reativado, com a restauração de peças e pequenas reformas do espaço físico, que é o Casarão em sua totalidade.
O Museu ficou instalado até junho de 2013 na sala histórica da Congregação, a mais antiga do “Prédio Central”, onde se deu a Sessão Solene de Inauguração do IEMI, em 23 de novembro de 1913. Ele também esteve provisoriamente instalado no antigo Laboratório de Física – fundado em 23 de novembro de 1960 –, que fica no 3º pavimento do Complexo Histórico e Cultural da UNIFEI.
No dia 07 de setembro de 2022, o Museu foi reinaugurado em seu definitivo local. Nele deverá ser conservado todo o acervo, salientando-se para os visitantes sua importância histórica.