UNIFEI

Núcleo de Educação Inclusiva da Unifei oferece curso de Libras

O curso de Libras contou com a participação de docentes e servidores técnico-administrativos da Unifei, professores da rede estadual e profissionais de diversas áreas do município de Itajubá.
O curso de Libras foi oferecido pelo NEI da Unifei de 21 de agosto a 27 de novembro na Sala Web do Ceduc.
O curso também contou com a participação de colaboradores para que houvesse êxito nesse processo formativo oferecido pelo Núcleo.
O NEI prepara o segundo módulo para atender nova demanda para o primeiro semestre de 2020.

 

 No dia 27 de novembro, o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), concluiu curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Iniciado em 21 de agosto, ele foi oferecido na Sala Web do Centro de Educação (Ceduc).

 O curso foi ministrado pela coordenadora do NEI, professora Ana Carolina Sales Oliveira, do Instituto de Física e Química, e contou com a participação de docentes e servidores técnico-administrativos em Educação (STAE) da Unifei, professores da rede estadual e profissionais de diversas áreas do município de Itajubá, além de colaboradores, para que houvesse êxito nesse processo formativo oferecido pelo Núcleo.

 Segundo a professora Ana Carolina, o NEI tem contribuído com a formação de pessoas, tanto da comunidade interna da Unifei quanto da externa, interessadas em aprender Libras, a fim de minimizar as barreiras de comunicação entre ouvintes e surdos.

 André Luiz Alves Dias, servidor técnico-administrativo da Unifei e participante do curso, contou que no último concurso público para STAE surgiu a necessidade de disponibilizar uma prova gravada em Libras para um candidato surdo e, então, surgiu seu interesse em participar do curso assim que houvesse a oferta. “O curso foi excelente, bem dinâmico e superou minhas expectativas. Consegui uma noção muito boa de Libras e pretendo incluir a prática no dia a dia, para que o conhecimento não caia no esquecimento”, disse o servidor.

 Para a diretora de Administração de Pessoal, Daniella Ribeiro Lopes de Oliveira, o curso foi bem divertido e dinâmico, dando uma excelente noção da Libras e possibilitando a prática da linguagem por meio de atividades. “A importância desse curso na instituição é possibilitar a inclusão e o atendimento de surdos nos setores administrativos, caso seja necessário. Existe a necessidade da inclusão da prática de Libras no dia a dia, para que esse conhecimento inicial não caia em desuso. Esperamos o curso intermediário previsto para o primeiro semestre de 2020”, disse a diretora.

 Já para Giovanni Augusto da Silva Santos, professor de Educação Física, a importância de ser oferecido o curso de Libras é que ele possibilita evoluir profissional e pessoalmente, além de incluir e fazer com que a sociedade seja mais receptiva e dê mais acesso às pessoas que são deficientes auditivos. “O curso permite a inclusão do surdo, com pessoas capacitadas e aptas a atender suas necessidades, e o conteúdo é rico e bastante coerente”, opinou o docente.

 De acordo com a organização do curso, foi unânime o desejo de que houvesse continuidade na formação para o próximo ano. Dessa forma, o NEI já prepara o segundo módulo para atender a esta demanda para o primeiro semestre do ano de 2020.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo