UNIFEI

Outorga de título de Doutora Honoris Causa marca as comemorações dos 106 anos da Unifei

No dia 21 de novembro, aconteceu no Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó a cerimônia de homenagem aos servidores aposentados da Unifei entre 2018 e 2019: João Batista Turrioni, Regina Aparecida Salomon Storino, Osvaldo de Melo Rodrigues, Rita de Cássia Guimarães Araújo, Luiz Gonzaga Mariano de Souza, Márcia Cristina Grilo de Souza Balestrassi e Francisco Roberto dos Santos
Na sexta-feira, 22 de novembro, foi feita a aposição de flores no Mausoléu de Theodomiro Santiago, pelo Reitor e pela engenheira Marita Arêas de Souza Tavares.
O Coral da Unifei apresentou cinco músicas no Auditório Professor Antônio Rodrigues d’Oliveira, no Complexo Histórico e Cultural da Unifei, durante a homenagem aos docentes aposentados.
Os professores Ângelo José Junqueira Rezek e Cláudio Ferreira, do ISEE; João Batista Turrioni e Luiz Gonzaga Mariano de Souza, do IEPG, e Otávio Augusto Salgado Carpinteiro, do Iesti, foram homenageados e descerram seus retratos na galeria de docentes aposentados da Unifei.
No dia 23, na sala de reuniões do Consuni, foi realizada a sessão solene para outorga do título de Doutora Honoris Causa à engenheira Marita Arêas de Souza Tavares.
Os responsáveis pela 23ª Exposição de Mesas Postas Natalina.
No tradicional jantar dançante da AD-Unifei foram homenageados os engenheiros Luiz Gonzaga Rennó Salomon e Aloysio da Rocha Pizarro.

 

 No último dia 23 de novembro, sábado, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) comemorou os seus 106 anos de fundação. Os eventos da semana foram a homenagem aos servidores docentes e técnico-administrativos aposentados nos anos de 2018 e 2019, a aposição de flores no mausoléu do fundador da Instituição, a homenagem a cinco professores aposentados, a outorga do título de Doutora Honoris Causa à engenheira Marita Arêas de Souza Tavares, a abertura da 23ª Exposição das Mesas Postas Natalinas e o Jantar Dançante da AD-Unifei.

Homenagem aos aposentados

 Na quinta-feira, dia 21 de novembro, aconteceu no Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó a cerimônia de homenagem aos servidores docentes e técnico-administrativos aposentados da Unifei que deixaram suas funções desde o aniversário da Instituição em 2018 até este ano.

 Participaram, fazendo uso da palavra, os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei, e Rogério Frauendorf de Faria Coimbra, pró-reitor de Gestão de Pessoas, além do servidor Valdíveo Ferreira Campos Filho, diretor de Administração de Pessoal substituto.

 O professor Rogério Coimbra cumprimentou os servidores aposentados, destacando sua contribuição no desenvolvimento da missão da Universidade e expressou a eles o apreço e o agradecimento por sua dedicação no tempo em que atuaram na Instituição.

 Em seguida, o servidor Valdíveo ressaltou que com a dedicação dos servidores não somente a Unifei foi beneficiada, mas toda a sociedade. Ele disse também que o esforço e a capacidade de trabalho de cada um dos homenageados devem continuar sendo colocados à disposição de outras pessoas nas outras atividades que agora eles realizam.

 Na sequência, o reitor da Unifei falou sobre o valor da trajetória de cada servidor homenageado e expressou sua admiração e respeito pelo trabalho dos servidores aposentados na Unifei.

 Depois, com o acompanhamento do maestro e violinista Denis Pereira Lima, aluno do curso de Licenciatura em Matemática, e do tecladista Leonardo Silva de Oliveira Pires, formado em Engenharia Civil pela Instituição, o Coral da Unifei, que retomou suas atividades em 2015, apresentou, em seguida, cinco músicas: I can\’t help falling in love, de Elvis Presley; Felicidade, de Marcelo Jeneci, O caderno, de Toquinho, Dois corações, de Melim, e Jingle Bell Rock.

 Na sequência, os servidores Valdíveo Ferreira Campos Filho e Cátia Emiliana Paes, da Diretoria de Administração de Pessoal (DAP), fizeram a entrega das lembranças a sete servidores aposentados: João Batista Turrioni, Regina Aparecida Salomon Storino, Osvaldo de Melo Rodrigues, Rita de Cássia Guimarães Araújo, Luiz Gonzaga Mariano de Souza, Márcia Cristina Grilo de Souza Balestrassi e Francisco Roberto dos Santos. Por fim, os participantes do evento se confraternizaram num coffee break.

Homenagens no dia 22

 Na sexta-feira, dia 22 de novembro, aconteceu no Complexo Histórico e Cultural da Unifei, no Centro de Itajubá, a cerimônia de aposição de flores no Mausoléu do Dr. Theodomiro Carneiro Santiago, conduzida pelo reitor, professor Dagoberto. Como acontece todos os anos, a Universidade prestou essa homenagem, e o professor Fredmarck Gonçalves Leão, ex-diretor da Instituição, e a engenheira Marita Arêas de Souza Tavares ofertaram uma coroa de flores no local onde estão depositados os restos mortais do fundador.

 Em seguida, já no Auditório Professor Antônio Rodrigues d´Oliveira, os presentes puderam acompanhar uma nova apresentação do Coral da Unifei, que executou as mesmas músicas do dia 21, com acompanhamento dos músicos já citados e do saxofonista Guilherme Pavanetti Silva do Prado, aluno do curso de Engenharia Mecânica.

 Na sequência, foi feita a inauguração de retratos na galeria dos professores aposentados pela Instituição, na qual figuram docentes com, no mínimo, 20 anos de trabalho ininterrupto na Universidade e que se aposentaram como professores titulares na carreira. Neste ano, os professores Ângelo José Junqueira Rezek e Cláudio Ferreira, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE); João Batista Turrioni e Luiz Gonzaga Mariano de Souza, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e Otávio Augusto Salgado Carpinteiro, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), foram os homenageados.

 Fizeram uso da palavra os professores Maurício Campos Passaro, diretor do ISEE; André Luiz Medeiros, diretor do IEPG, e Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, diretor do Iesti; os professores aposentados, após o descerramento de seus retratos na galeria, e, finalmente, o reitor, professor Dagoberto, que enalteceu e agradeceu a dedicação à Unifei de cada um dos docentes homenageados. Ao final da cerimônia, houve um coquetel para os convidados.

Outorga do título de Doutora Honoris Causa

  No sábado, 23 de novembro, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consuni), foi realizada a sessão solene para outorga do título de Doutora Honoris Causa à engenheira Marita Arêas de Souza Tavares, pelos relevantes serviços prestados à Unifei.

 O evento teve início com a composição da mesa pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria e presidente da comissão de honra que elegeu a engenheira Marita para receber o título, e Vanessa Silveira Barreto Carvalho, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, além da homenageada.

 Após a abertura da sessão feita pelo reitor, foi executado o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência, a secretária dos Conselhos Superiores da Unifei, Luzia Antonia de Sales del Ducca, fez a leitura do parecer da comissão de honra e da resolução do Consuni que outorgava o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de Itajubá à engenheira Marita.

 Em seguida, Letícia Fernandes Costa, gestora de Projetos da Reitoria e membro da comissão de honra, fez uma apresentação sobre currículo da homenageada. Depois, o reitor, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e a homenageada assinaram o diploma de outorga do título. O professor Dagoberto concedeu, então, à engenheira Marita o título e grau de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de Itajubá, que permite à agraciada fazer uso de todos os direitos e prerrogativas a ele inerentes.

 Depois da entrega do diploma à homenageada, o servidor Paulo César Gonçalves, também membro da comissão de honra, fez a aposição da veste talar na engenheira Marita. A samarra azul colocada na homenageada é uma vestimenta complementar das vestes doutorais próprias de cerimoniais universitários, que remontam ao cerimonial da Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram as tradições do protocolo acadêmico. Ela é de uso exclusivo do reitor e dos doutores, sendo que a cor azul representa a área do conhecimento das Ciências Exatas e da Natureza.

 Em seguida, a homenageada do dia fez uso da palavra, agradecendo ao reitor pela concessão do título; à comissão de honra e aos membros do Consuni, respectivamente pela indicação e aprovação de seu nome, e aos seus familiares, amigos e demais convidados pela presença na cerimônia.

 O coronel João Otero Diniz, presidente da Academia Itajubense de História (AIH) e membro da comissão de honra, entregou um buquê de flores para a homenageada e, na sequência, o professor Fredmarck Gonçalves Leão, falou em nome da comissão que indicou o nome da engenheira para a recepção do título, enaltecendo os diversos atributos da profissional.

 Por fim, o reitor fez seu pronunciamento em nome de toda a comunidade acadêmica, agradecendo à homenageada por todas as atividades realizadas em prol da Unifei e pelo seu empenho em defender os interesses da Instituição nos diversos lugares e entidades por que passou durante o exercício da Engenharia. Ao final da sessão, os membros do Consuni foram convidados para foto oficial com a homenageada.

 Após o encerramento da sessão os presentes puderam visitar a exposição dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Unifei, no Salão de Apoio, no térreo do prédio da Administração Central.

 Ainda como parte das comemorações dos 106 anos da Instituição, no mesmo dia, foi feita a abertura da 23ª Exposição de Mesas Postas Natalinas no Casarão do Complexo Histórico e Cultural da Unifei. E aconteceu o tradicional jantar dançante da Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-Unifei), no qual foram prestadas homenagens aos engenheiros Luiz Gonzaga Rennó Salomon e Aloysio da Rocha Pizarro. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre o evento.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo