
No dia 18 de setembro, foi ministrada na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a palestra “Engenheiro 4.0: como sobreviver no mercado na era das grandes inovações tecnológicas”. O evento aconteceu no auditório do Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica (QmaP) e teve como público-alvo alunos formandos dos cursos de Engenharia e de Administração. Também participaram professores do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), ex-alunos da Unifei, alunos de outras instituições de ensino e profissionais de empresas de Itajubá.
A organização esteve sob a responsabilidade do professor Eduardo Crestana Guardia, do ISEE, por solicitação da empresa AC Group International à coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica. O evento contou com o apoio do QMAP, por meio do professor Paulo Márcio da Silveira, e sua divulgação foi feita pelo site da Unifei e pela rede do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (Caeel).
A empresa AC Group International tem sede em Braga, Portugal, e é especializada no desenvolvimento de estratégias de negócios. Recentemente, a empresa vem buscando parcerias de internacionalização para aplicação de soluções de gestão SAP.
Na palestra, foram abordados os seguintes tópicos: Inteligência Artificial – máquinas inteligentes apoiando decisões, Indústria 4.0 – ameaças ou novas oportunidades, Habilidades do futuro – como se diferenciar no mercado, Novas carreiras – quais mercados estão surgindo, e Qualificação – a importância da faculdade e das especializações.
De acordo com o professor Eduardo Crestana, trabalhar temas como indústria 4.0 e profissional 4.0 é importante para a Unifei pelo fato de direcionar diversas atividades e projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que já estão em andamento na Universidade. Além disso, o tema é de grande valor para empresas e profissionais que estejam buscando soluções e capacitação que são aplicadas em grandes empresas no mundo inteiro.
Para mais informações a respeito da AC Group International, os interessados podem consultar o site https://www.gacint.com/.