Professor Demétrio Artur Werner Soares

Admissão em 11/08/1975

Graduado em Física Licenciatura, em 1973, pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em fevereiro de 1980. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, em dezembro de 1988.

Entre março de 1992 e fevereiro de 1994, realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa do CNPq, onde trabalhou com caracterização de transporte eletrônico em semicontores.

É professor Titular da Universidade Federal de Itajubá desde maio de 1989 e ainda se encontra em atividade, ministrando disciplinas, participando de grupo de pesquisa e orientando um aluno de doutorado no programa de Pós-Graduação em Materiais para Engenharia. Como pesquisador atuou na área de Física da Matéria Condensada, utilizando técnicas de caracterização estrutural de materiais cristalinos, por Raios X, por Microscopia Eletrônica de Varredura dentre outras, em estudos de defeitos em semicondutores. Tem trabalhado com fenômenos de transporte elétrico em materiais semicondutores é o coordenador, desde 1996 do Laboratório de Caracterização Eletro-óptica de Materiais Semicondutores, onde mais de 25 (vinte e cinco) estudantes desenvolveram suas dissertações de mestrado ou suas teses de doutorado, a partir do início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Materiais para Engenharia da UNIFEI, PPGME, em 2001. É coordenador do Laboratório do Microscópio Eletrônico de Varredura do IFQ. Desde 1996 até o momento atual, participou de mais de 12 projetos de pesquisa, coordenando 7 deles. Tem interagido com colaboradores em coautoria de trabalhos científicos de diversas instituições de pesquisas brasileiras.