






A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu, na tarde de 29 de agosto, o presidente do Conselho de Administração do Grupo MAHLE, Arnd Franz, que esteve na cidade exclusivamente para visitar a unidade local da empresa e a UNIFEI. No final da visita, no Auditório Aureliano Chaves, ele fez a palestra “Efficiency in Motion – The MAHLE Way Towards Sustainable Mobility”.
Visita à Reitoria
Na recepção do visitante à Reitoria, estiveram presentes os professores Edson da Costa Bortoni, reitor da UNIFEI; Antonio Carlos Ancelotti Junior, vice-reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, do IEPG, e Luiz Augusto Horta Nogueira.
Também participaram o gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), Maurício de Pinho Bitencourt; o diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), Carlos Vitor Rodrigues Conti; o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, e o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, além de outros executivos do Grupo MAHLE.
Apresentações
Na sala de reuniões do CONSUNI, Arnd Franz assistiu às apresentações sobre a Universidade e a cidade de Itajubá. Além dos participantes já citados, estiveram presentes os pró-reitores de Administração; Rero Marques Rubinger; de Gestão de Pessoas, Rosana das Graças Pereira; de Graduação, Edmilson Marmo Moreira; de Pesquisa e Pós-graduação, Edmilson Otoni Corrêa; os diretores do IEPG, Renato da Silva Lima, e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Tales Cleber Pimenta, e o professor Christian Jeremi Coronado Rodriguez, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM).
Durante a fala do professor José Arnaldo Barra Montevechi, foi exibido um vídeo da Prefeitura Municipal de Itajubá, que apresenta os níveis de educação, tecnologia e inovação, bem como as opções de cultura e lazer do município, como o Teatro Municipal, o cinema e o parque da cidade, além do destaque em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), considerado o 4º melhor do Estado de Minas Gerais.
O professor Tales Cleber Pimenta, da DRI, fez uma apresentação sobre o histórico da UNIFEI. Durante sua fala, ele comentou sobre a localização estratégica da Universidade, a parceria com a empresa Vale para a instalação do campus de Itabira e os cursos de graduação e de pós-graduação dos dois campi. O docente também elencou alguns dos laboratórios da Instituição e dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica e empresas juniores.
O reitor da UNIFEI falou sobre o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), comentando sobre a reta final de sua construção e inauguração, prevista para acontecer em setembro deste ano. Bortoni traçou um paralelo entre o momento presente e o contexto de transição energética vivida pela sociedade na época de fundação do então Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), atual UNIFEI, e como a Instituição possui participação ativa nos dois casos.
Fernando Vanetti Ansani falou sobre o Centro Tecnológico do Pré-sal Brasileiro (CTPB), o qual tem como objetivos oferecer um espaço experimental para lidar com os desafios do pré-sal e se tornar uma referência mundial nessa tecnologia. Segundo ele, a instalação do CTPB foi beneficiada pela localização geográfica de Itajubá, que é estratégica por estar entre as principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O diretor de Inovação da INOVAI, Carlos Vitor Rodrigues Conti, fez uma apresentação sobre o ecossistema de empreendedorismo de Itajubá e a relação da UNIFEI com as empresas por meio do Itajubá Hard Tech. Ele também falou sobre o sistema de incubação de empresas e o ambiente favorável de inovação na cidade para produzir novas companhias e negócios.
O professor Christian Jeremi Coronado Rodriguez, do IEM, fez uma explicação sobre o projeto Rota 2030 e sobre a instalação do Laboratório de Ensaios em Motores de Combustão Interna com Novos Biocombustíveis (HVO, H2 e GNR), realizada em setembro de 2022, por meio de parceria da UNIFEI com instituições de ensino e empresas.
Após todas as apresentações, o presidente do Conselho de Administração do grupo MAHLE, Arnd Franz, agradeceu pela recepção feita pelos membros da UNIFEI, da administração municipal e dos demais convidados. Ele comentou sobre a honra em visitar Itajubá e revelou ter se impressionado com o caráter universitário da cidade.
Franz também falou sobre a importância de uma interação saudável entre a Universidade e as indústrias e destacou a posição ativa da UNIFEI no objetivo global comum de descarbonização do planeta. Ele disse ainda que será necessária uma grande criatividade para lidar com os desafios atuais nessa área e que a dificuldade na geração de energia aumenta a importância da Engenharia para a solução de problemas.
Visita a “Projetos Especiais” e palestra
No Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), Arnd Franz esteve no Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU), passando pela Sala MAHLE e pelo Coworking, onde pôde conversar com alunos que participam de Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, como Uai!rrior, Saci Baja, Cheetah Racing e Cheetah E-Racing, conhecidos como “Projetos Especiais”. Durante a visita, os membros dessas equipes apresentaram seus veículos e robôs e falaram sobre sua experiência de representar a Universidade em torneios nacionais e internacionais.
Na sequência, às 17 horas, Franz fez a palestra “Efficiency in Motion – The MAHLE Way Towards Sustainable Mobility”, no auditório Aureliano Chaves. Ele fez um breve resumo sobre seu histórico pessoal e de sua carreira no Grupo MAHLE e falou sobre os números da empresa no Brasil e na América do Sul. Depois, foi apresentado um vídeo sobre eficiência em mobilidade.
Franz pontuou que a demanda global por mobilidade está aumentando, sendo necessárias determinadas soluções para que as emissões sejam livres de carbono e haja uma redução dos efeitos negativos do processo de aquecimento global. Nessa perspectiva, o palestrante destacou possíveis caminhos para a descarbonização do planeta, tendo o hidrogênio como uma alternativa para energia sustentável.
Sob o ponto de vista da MAHLE, Franz destacou a estratégia da empresa para alcançar a eficiência em mobilidade e o foco na elaboração e manutenção de motores elétricos. Ao final da palestra, o público teve a oportunidade de fazer perguntas ao visitante.
Currículo
Arnd Franz possui graduação em Administração pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, em 1991. No mesmo país, entre 1992 e 1997, trabalhou na Deutsche Industrie-Holding GmbH & Co., em Frankfurt; atuou como diretor comercial na TEV GmbH, em Erlensee, entre 1997 e 1999, e como diretor financeiro na Magna Seating Systems Europe GmbH, em Lohr, entre 1999 e 2001.
Entre 2001 e 2004, trabalhou como diretor gerente da MAHLE Tennex North America Inc., atualmente MAHLE Filter Systems North America Inc., em Murfreesboro, nos Estados Unidos. Atuou também como diretor de Controle da MAHLE Filtersysteme GmbH, em Stuttgart, na Alemanha, nos anos de 2004 e 2005.
No período de 2006 a 2012, foi membro do Comitê de Gestão da MAHLE; de 2013 até 2019, participou do Conselho de Administração do Grupo MAHLE, e de 2019 a 2022, foi diretor presidente da LKQ Europe GmbH. E, desde novembro de 2022, ocupa o cargo de presidente do Conselho de Administração do Grupo MAHLE.