

De 11 a 16 de novembro, aconteceu em Salta e Jujuy, no Noroeste da Argentina, a primeira reunião da Rede Iberoamericana de Tecnologias de Biomassa e Bioenergia Rural (ReBiBiR-T), coincidindo com a XLII Reunião de Trabalho da Associação Argentina de Energias Renováveis e Ambiente (ASADES).
Pela UNIFEI participou o professor Electo Eduardo Silva Lora, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), coordenador do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST), que faz parte da rede ReBiBiR. Ele apresentou, em sessão plenária do Seminário ASADES, o trabalho “Biomass electricity generation: a review, technology selection procedure and power capacity calculation”
Durante a semana de reuniões, a equipe do projeto ReBiBiR-T realizou visitas técnicas a uma série de empreendimentos que fazem uso de energia da biomassa, em diferentes escalas, utilizando resíduos florestais e agrícolas na região norte da Argentina. Entre os locais visitados estão o Centro Florestal Industrial de Arrayanal, a Cooperativa de Briquetes de Carvão La Brava e a Usina Ledesma, entre outras experiências de uso de energia renovável.
Sobre a ReBiBiR-T
A Rede Iberoamericana de Tecnologias de Biomassa e Bioenergia Rural (ReBiBiR-T) é formada por universidades, centros de pesquisa, entidades da administração pública e empresas, entre os quais estão: do Brasil, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); da Argentina, a Universidad Nacional de Salta e a Universidade Nacional de Quilmes; do Chile, a Universidade de Magallanes e a Universidad del Bío-Bío; da Colômbia, a Universidade Autônoma da Colômbia; da Costa Rica, o Instituto Tecnológico da Costa Rica; de Cuba, o Centro de Gerenciamento do Desenvolvimento da Informação e Energia; da Espanha, o Centro de Pesquisa Energética, Ambiental e Tecnológica (CIEMAT), o Centro Tecnológico da Fundação para Eficiência e Sustentabilidade Energia e Enerbasque S. L.; do Paraguai, a Universidade Católica Nossa Senhora da Assunção, e do Peru, a Universidade Nacional Agraria La Molina.
O objetivo geral da rede é promover a utilização e o gerenciamento eficientes da biomassa sólida para o fornecimento de energia térmica na área rural e urbano-marginal da América Latina, por meio da construção de uma rede e plataforma virtual que permita compartilhar, discutir e disponibilizar para a região os avanços tecnológicos fundamentais que poderiam contribuir para a construção sinérgica de comunidades e territórios mais sustentáveis e resilientes diante das mudanças climáticas.
Os principais eixos temáticos da ReBiBiR-T são: “Avaliação dos recursos de biomassa disponíveis em cada país”; “Tecnologias”; “Mecanismos de participação e transparência” e “Políticas, marcos institucionais e esquemas de financiamento”.