



O professor Benedito Donizeti Bonatto, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), idealizou os projetos de extensão PJ088 e PJ093 Renewable Energies Open Education for Sustainable and Smart Living, desenvolvidos ao longo dos anos de 2022 e 2023.
Os projetos buscam estabelecer uma fonte de contato entre estudantes da rede básica de educação e discentes do ensino superior da UNIFEI, por meio da realização de diversos experimentos práticos na área de energia renovável, contando com a utilização do kit didático de energias renováveis, material lúdico e de simples manuseio que auxilia na realização dos experimentos, todos registrados em vídeo.
De acordo com o professor Bonatto, “o kit de energias renováveis permite aos alunos conhecer os princípios do funcionamento da geração eólica, solar e de hidrogênio verde através de células combustíveis”. O projeto de extensão PJ088 envolveu vários alunos da graduação da UNIFEI, que, dentre as práticas previstas no programa, tiveram que estudar o manual do kit e desenvolver as experiências possíveis de serem montadas, além de elaborar um roteiro de laboratório descrevendo os passos.
No Projeto PJ088 os alunos gravaram os experimentos e postaram no YouTube. A playlist com os vídeos pode ser conferida em https://qrcc.me/s35qjd3m8yyd
Outra atividade, prevista e realizada no projeto PJ093, determina que os alunos levem o kit às escolas de Itajubá para montar os experimentos com os alunos da rede básica, com a finalidade de estimular o gosto pela Engenharia.
Participaram do projeto PJ088 os discentes Tiago Marinho e Daniel Gomes, ambos do curso de Engenharia Elétrica, e Rafaela Sugai, do curso de Engenharia Mecânica, todos agraciados com uma bolsa de auxílio da PROEX-UNIFEI para realização do programa.
Nos vídeos, os alunos fizeram demonstrações de experimentos com placas fotovoltaicas, energia eólica e célula combustível com o uso de hidrogênio como fonte de energia renovável. A linguagem abordada nos vídeos possibilita o entendimento para aqueles que tenham interesse sobre o assunto e contribui para a educação aberta e a divulgação científica.