
O professor Edson da Costa Bortoni, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi indicado por seus colegas de trabalho para receber o prêmio ISA Power Industry Division Achievement Award, durante cerimônia do Symposium Luncheon, que será realizada em 26 de junho, na University of Tennessee Conference Center.
O prêmio foi criado para reconhecer um membro da ISA Power Industry Division (Powid) por excelente desempenho, aplicação de design original ou contribuições especiais para o desenvolvimento de conceitos de Engenharia no campo de instrumentação e controles para o avanço da geração de energia elétrica.
Além desse reconhecimento, é concedida uma bolsa de estudos no valor de U$ 4 mil, com a duração de 18 meses, para um discente escolhido pelo agraciado. Essa escolha depende daqueles que se candidatarem junto à Powid e é feita com base em critérios como participação em pesquisa e possíveis publicações.
Segundo o professor Bortoni, para que se receba o prêmio, primeiro é preciso ser nomeado por alguém da Powid, chamado de Nominator. Em seguida, o coordenador de honrarias e premiação da divisão reúne um comitê para analisar os diversos candidatos nominados.
Na ISA Edson é um fellow – termo usado frequentemente em contexto acadêmico para denominar o membro de um grupo de pessoas que trabalham em conjunto como pares na busca do conhecimento – e membro do Admission Commetee, que escolhe quais serão os membros fellow da sociedade.
A premiação
Ao conversar com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei, Edson Bortoni disse que a premiação servirá para a obtenção de mais recursos para as pesquisas que ele vem realizando no Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) e no ISEE. “Tenho a expectativa de que bolsas de pesquisa e benefícios possam aumentar para agregar o maior número de alunos possível, em níveis de graduação e de pós-graduação. Tenho muitos planos e projetos ainda a serem executados”, explicou o professor.
Para Bortoni, o prêmio é de grande importância para a Unifei. “Essa premiação vem somar ao que a Universidade já tem conquistado, e serve como um indicativo de que estamos no caminho certo, trabalhando com inovação e empreendedorismo em cada uma das áreas pelas quais somos responsáveis”, disse ele.
Segundo o professor, os fatores que contribuíram para que ele fosse indicado a receber o prêmio foram a grande quantidade de publicações teóricas e também as aliadas a ensaios e testes realizados de forma prática, a obtenção de patentes e pesquisa financiada por órgãos de fomento ou por empresas interessadas e a atuação na academia em níveis de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica e em Engenharia de Energia, além do seu trabalho na Divisão de Potência da ISA, assim como na Sociedade de Potência e Energia do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).
Bortoni disse que teve a oportunidade de fazer algumas contribuições à ISA Power Industry Division, como a inclusão da geração renovável, principalmente a geração hidrelétrica, oceânica, solar e eólica, e que quando sugeriu esses temas para a Divisão de Potência, “a geração renovável ainda era introdutória e embrionária, algo novo”.
Ele explicou que “atualmente, a geração renovável ocupa um papel de destaque no que diz respeito à redução de carbono na atmosfera, redução da participação do ser humano no aquecimento global e à capacidade de ser uma fonte distribuída de energia, aumentando a confiabilidade e resiliência do sistema elétrico”.
O professor também trabalha em redes inteligentes (smart grids), no armazenamento de energia, em novos conceitos de máquinas elétricas para a mobilidade elétrica, com aplicação em carros, embarcações, aeronaves e outros, e para o aumento de eficiência em sistemas industriais. Segundo ele, o sistema elétrico vem passando por grandes inovações, por isso é importante estar preparado para acompanhar as novidades e contribuir, de forma significativa, para que essas mudanças ocorram.
Mais informações sobre o evento de premiação podem ser obtidas no site: https://www.isa.org/powersymp/.