Em solenidade revestida de pompa e ritos cerimonialísticos tradicionais de uma universidade, o professor Renato Nunes transmitiu o cargo de reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) ao professor Dagoberto Alves de Almeida, que irá exercer o mandato de quatro anos (2012 a 2016) a frente da instituição. O ponto alto da cerimônia, assistida por uma platéia que lotou as dependências do salão de leitura da Biblioteca Mauá, no campus universitário, foi a transferência da samarra branca, de uso privativo do reitor, de Renato Nunes para Dagoberto de Almeida, simbolizando com este ato a transmissão do cargo de reitor ao novo dirigente da Unifei.
Durante a cerimônia, o novo reitor nomeou o vice-reitor, professor Paulo Sizuo Waki, bem como vários componentes da nova gestão: os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Carlos Eduardo Sanches da Silva; de Graduação, Egon Luiz Muller Junior; de Administração, José Alberto Ferreira Filho; e de Extensão, José Wanderley Marangon Lima; o assessor Especial da Reitoria para Implantação do Campus de Itabira, Marcel Fernando da Costa Parentoni; o chefe da Auditoria Interna, Anderson Christi Duarte Pinto Ferreira; o secretário de Planejamento e Qualidade, Plínio Ribeiro Leite; o diretor do Departamento de Suporte à Informática, Anderson Luiz Gonçalves; a diretora da Biblioteca Mauá, Cristiane Neli de Carvalho Carpinteiro; o diretor de Empreendedorismo, Fábio Roberto Fowler; o coordenador do Núcleo de Educação à distância, José Gilberto da Silva; o prefeito do Campus Universitário, Leandro Lopes Trindade; o assessor Especial da Reitoria para Obras, Mário Marinelli Neto; a chefe da Ouvidoria, Vera Lúcia Braga da Silva; e o assessor de Cooperação Institucional, Maurílio Pereira Coutinho.
A mesa solene foi composta pelo reitor empossado, Dagoberto de Almeida; vice-reitor nomeado, Paulo Waki; reitor que deixou o cargo, Renato Nunes; vice-reitor que também deixou a função, Paulo Shigueme; representante da Prefeitura de Itajubá, o secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Francisco Braga; o prefeito e o vice-prefeito eleitos de Itajubá, Rodrigo Riera e Cristian Gonçalves respectivamente; e o diretor do Fórum de Itajubá, Willys Vilas Boas. O Conselho Universitário também esteve presente na solenidade. O Coral da Unifei, sob a regência do maestro Amaury Vieira, abrilhantou a cerimônia interpretando canções em homenagem aos antigos e novos dirigentes da universidade.
Antes da transferência da samarra branca ao novo reitor, a secretária da solenidade, Luzia Del Ducca, leu o termo de nomeação do professor Dagoberto para o cargo, publicado no Diário Oficial da União e assinado pela presidente Dilma Roussef; o termo de posse, assinado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante; e o termo de transmissão do cargo que foi assinado pelos professores Renato Nunes, Paulo Shigueme, Dagoberto Almeida e Paulo Waki.
O mestre de cerimônia, jornalista Luiz Otávio Coutinho, leu um texto explicativo ao público sobre a origem da universidade no mundo, a importância histórica dos rituais e das normas protocolares nas cerimônias acadêmicas, além da origem das vestes talares e das cores das samarras segundo as áreas do conhecimento humano (a azul simboliza as Ciências Exatas e da Natureza; a verde as Ciências da Saúde; a amarela as Ciências Sociais Aplicadas; a vermelha a Ciência do Direito; e a branca a reunião de todas as áreas, sendo esta de uso exclusivo do reitor). A universidade brasileira herdou as tradições e os procedimentos cerimonialísticos, como solenidades de colação de grau, posses reitorais, concessões de títulos, entre outras, da Universidade de Coimbra (Portugal), fundada em 1290.
Em seu pronunciamento o professor Dagoberto assinalou que sua administração a frente da universidade será marcada pelo caráter de impessoalidade, sempre visando o engrandecimento da instituição. Disse ainda que irá trabalhar para consolidar os grandes projetos em andamento, a exemplo do Campus de Itabira e o Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTH). “Temos muitos desafios a vencer e estamos extremamente motivados para o trabalho”- acentuou o novo reitor.
O ex-reitor, Renato Nunes agradeceu a sua equipe gestora e lembrou os avanços que a Unifei obteve ao longo dos seus dois mandatos, totalizando oito anos, como dirigente. Destacou a expansão do Campus sede de Itajubá, a implantação da Fase 1 do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, a abertura de novas vagas e de novos cursos de graduação e de pós-graduação, a interação da Unifei com os segmentos organizados da sociedade, a implantação do duplo diploma e da mobilidade estudantil, através de convênio com universidades estrangeiras, entre outros.
Após o encerramento da cerimônia foi servido um coquetel para as autoridades, convidados e familiares dos ex- e novos dirigentes da universidade.
”



