UNIFEI

Professores Da Unifei Lançam Livro Sobre Sistemas Embarcados

 

 

 Os professores Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, Carlos Henrique Valério de Moraes e Thatyana de Faria Piola Seraphim, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), lançaram o livro “Programação de Sistemas Embarcados: desenvolvendo software para microcontroladores em linguagem C”. Um sistema embarcado, ou embutido, é microprocessado e nele o computador é completamente encapsulado ao dispositivo ou sistema que controla.

 Segundo os autores, os sistemas embarcados são dispositivos que podem ser encontrados em qualquer lugar, desde aplicações residenciais até controladores de processos críticos, como aviação ou equipamentos médicos. Atualmente, quase todo dispositivo que funcione com eletricidade possui um sistema embarcado coordenando seu funcionamento e aprender a programar estes dispositivos envolve conhecer o hardware, os periféricos e a interação entre eles.

 O livro traz os conhecimentos e ferramentas necessárias para que o leitor possa entender tais dispositivos e desenvolver aplicações com segurança e rapidez. O tema abordado pelos autores é dividido em três áreas: a programação em linguagem C, abrangendo desde os conhecimentos básicos até operações específicas para microcontroladores; o acionamento dos periféricos internos e externos do microcontrolador, tanto do ponto de vista do hardware quanto do software, e a organização dos códigos em arquiteturas mais eficientes, iniciando-se nas simples estruturas do loop infinito até a criação de um kernel cooperativo.

 Os professores utilizaram como plataforma de hardware, nos exemplos do livro, as placas microcontroladas Arduino, Chipkit e Freedom, buscando, desse modo, não ficar presos a apenas uma arquitetura e focando nas questões mais importantes do desenvolvimento de sistemas embarcados: os algoritmos e a interação entre hardware e software.

 O livro foi desenvolvido a partir de material didático das disciplinas de graduação dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. Foram dois anos e meio de preparação do material e testes dos exemplos utilizados nas plataformas de hardware.

 Para a confecção do livro, os autores contaram com o apoio dos professores Enzo Seraphim e Rodrigo de Paula Rodrigues, dos técnicos em eletrônica José Anderson dos Reis e Nedson Joaquim Maia e dos técnicos de computação Helaine Aparecida Correia e João Francisco Mota Guglielmelli Domingues.

 Os autores esperam que a publicação do livro contribua na divulgação de conhecimento em sistemas embarcados na língua portuguesa e auxilie no desenvolvimento e inovação de produtos eletrônicos nacionais. Eles pretendem lançar outros livros, abordando assuntos de sistemas operacionais de tempo real, inteligência artificial em dispositivos embarcados e processamento paralelo de baixo custo.

 O livro “Programação de Sistemas Embarcados: desenvolvendo software para microcontroladores em linguagem C” possui 488 páginas e foi lançado pela editora Elsevier, em cuja página na internet podem ser obtidas mais informações.

 

 

Rolar para cima
Ir para o conteúdo