UNIFEI

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Computação da Unifei realiza workshop para divulgação do mestrado

Alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação participaram do workshop de divulgação do Poscomp da Unifei.

 A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou no dia 20 de maio um workshop para divulgação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Computação (Poscomp), ofertado há 11 anos na Unifei. O evento aconteceu no Salão de Apoio do prédio da Administração Central e contou com a presença de mais de 100 alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação, além de interessados no programa.

 O primeiro Workshop de Pesquisa do Poscomp apresentou uma pequena amostra dos projetos de pesquisa realizados no âmbito do programa, como trabalhos que envolvem alta tecnologia nas mais variadas áreas: desenvolvimento de hardware e software de segurança que utiliza tecnologia blockchain, sistemas que usam Inteligência Artificial e Deep Learning para diagnóstico precoce do espectro autista em bebês, desenvolvimento de aplicações para aeronaves remotamente pilotadas e a gameficação de aplicações que promovem o aumento da participação e engajamento popular na construção de planos diretores.

O mestrado

 Na oportunidade foram abertas as inscrições para o Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação, que é gratuito e cuja seleção acontece duas vezes por ano. O ingressante pode aprofundar os estudos nas áreas de Inteligência Artificial, Hardware e Software Básico e Computação Aplicada.

 O curso de pós-graduação possui em seu corpo docente 14 professores doutores e pós-doutores e é coordenado pelo professor Adler Diniz de Souza, do Instituto de Matemática e Computação (IMC). O mestrado será ofertado para os campi de Itajubá e de Itabira.

 Segundo o professor Adler, apesar do contingenciamento ocorrido na educação, anunciado no último mês pelo Ministério da Educação, e dos cortes de bolsas anunciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), há a possibilidade de concessão de bolsas aos ingressantes nos programas de pós-graduação. “Existe a possibilidade de serem ofertadas algumas bolsas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em parceria com empresas do setor privado no próximo semestre. Tanto a coordenação do Poscomp quanto alguns professores do programa têm trabalhado em busca de estabelecer essas parcerias. Ainda não sabemos ao certo o número de bolsas de P&D que teremos disponível e nem quando elas poderão ser implementadas, porque isso depende da negociação entre empresas, universidades e fundações”, afirmou Adler.

 De acordo com o docente, o corte de bolsas do programa motivou a realização de uma iniciativa piloto no Poscomp, que é o oferecimento de algumas disciplinas noturnas, para que profissionais que atuam no mercado também tenham a possibilidade de cursarem um mestrado concomitantemente ao trabalho. “A possibilidade de alinhar uma dissertação de mestrado aos desafios tecnológicos do profissional dentro de uma empresa pode maximizar o retorno dessas pesquisas e pode promover uma sinergia entre o problema enfrentado na indústria e o desenvolvimento e validação de uma solução tecnológica viável, que foi pesquisada na academia e implementada de fato na indústria”, disse Adler.

 O professor revelou também que há projetos em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU), com o objetivo de tentar alavancar essas oportunidades por meio dos programas de Pré-Aceleração em Hardware e Hard Sciences, já mantidos pelo CEU, e também para os alunos ingressantes no próximo semestre, através da disciplina de Empreendedorismo Tecnológico. Segundo ele, essa disciplina visa fornecer aos alunos do Poscomp conhecimento e motivação para avaliar e desenvolver o potencial empreendedor de suas pesquisas.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo