
No último dia 15 de fevereiro, ocorreu a primeira defesa de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (POSMARH) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A tese intitulada “Aplicação de redes neurais multicamadas associadas a algoritmos genéticos aplicados à operação de redes de distribuição de água com vistas à eficiência hidroenergética em cidades inteligentes” foi desenvolvida pelo engenheiro hídrico e mestre Alex Takeo Yasumura Lima Silva e orientada pelo professor Fernando das Graças Braga da Silva, do Instituto de Recursos Naturais (IRN).
Contribuições
Com a tendência de centros urbanos cada vez mais populosos, os sistemas de abastecimento de água de cidades, em especial as redes de distribuição, são complexos e apresentam grandes índices de perda de água e, consequentemente, de energia. Atualmente, avalia-se que a perda de água no Brasil pode chegar a 40% em alguns casos.
A tese defendida apresenta nova metodologia de aplicação de tecnologias de fronteiras envolvendo tipos específicos de redes neurais artificiais associadas a técnicas de otimização evolucionárias para operação de sistemas de distribuição de água, visando à aplicação em cidades inteligentes (smart cities), o que contribui para a melhoria da eficiência hídrica e energética e propicia subsídio para gestores reduzirem perdas.
Segundo o professor Fernando, que é coordenador do Núcleo de Modelagem e Simulação em Meio Ambiente e Recursos e Sistemas Hídricos (NUMMARH) e chefe do Laboratório de Hídrica Computacional (LHC) da UNIFEI, tais tecnologias têm a potencialidade de permitir a economia de muitos milhões de reais às companhias de água e contribuir para a sustentabilidade do planeta.
A conclusão do trabalho defendido demonstra a importância dos programas de pós-graduação da UNIFEI para a formação de recursos humanos altamente capacitados e contribuição para a Ciência e a Sociedade.
Além do professor Fernando, compuseram a banca de avaliação da defesa os docentes Ivan Felipe Silva dos Santos e Benedito Cláudio da Silva, da UNIFEI; José Antônio Tosta dos Reis, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Alexandre Kepler Soares, da Universidade de Brasília (UnB).
Grupo de pesquisa
De acordo com o orientador, o trabalho está associado a teorias de otimização baseadas em técnicas evolucionárias e temáticas, além de inteligência artificial, que são aplicadas a sistemas de abastecimento de água com vistas à utilização em cidades inteligentes. O tema tem sido destaque nas pesquisas e noticiários nacionais e internacionais, e suas teorias são o foco das pesquisas do NUMMARH.
O Núcleo, que é registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atua fortemente em metodologias e técnicas computacionais aplicadas à eficiência hídrica e energética, bem como em sustentabilidade aplicada a sistemas hídricos de cidades.
Além desta tese, o NUMMARH concluiu entre os dias 15 e 16 de fevereiro mais duas dissertações relacionadas a modelagem, simulação e controle de perdas em redes em sistema de distribuição de água, de autoria de Sara Maria Marques e Mateus Cortez Marcondes.