







O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, a partir da segunda metade de seu curso.
O projeto institucional da Unifei almeja a construção da experiência docente como caminho para a valorização e fortalecimento da profissão docente e se articula com uma proposta interdisciplinar envolvendo suas quatro licenciaturas presenciais: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.
Os quatro cursos desenvolvem projetos com a temática “Letramentos múltiplos e trabalho docente na área de Ciências da Natureza e de Matemática” junto a três escolas estaduais da cidade de Itajubá: Barão do Rio Branco, Florival Xavier e Major João Pereira, localizadas, respectivamente nos bairros da Imbel, Rebourgeon e São Vicente.
Nestas escolas, em 2018, foram desenvolvidos vários projetos interdisciplinares, cujas fotos são apresentadas ao final desta matéria. Em 2019, diferentes ações estão sendo preparadas e desenvolvidas e englobam monitorias, simulados, oficinas, aulas em laboratório e aulas de disciplinas específicas envolvendo diferentes abordagens e recursos, além de novos projetos interdisciplinares que, em breve, serão divulgados.
Sobre o PRP
Conforme matéria já veiculada anteriormente no site da Unifei, o Programa Residência Pedagógica propõe que o aluno residente fique imerso na realidade da escola, devendo cumprir 440 horas de atividades, e que experimente, junto ao professor com quem está atuando, o que é o cotidiano escolar e o trabalho em uma escola. O programa tem uma proposta parecida com a do estágio, mas possui carga horária e intensidade maiores.
O PRP tem a intenção de melhorar o ensino nas escolas do Brasil, promover a integração do ensino superior e o ensino básico em escolas estaduais e municipais e ajudar a desenvolver um ensino de qualidade nas salas de aula, contribuindo, assim, para a valorização do magistério.
Na Unifei, o PRP conta com 25 residentes, dos quais 24 são bolsistas e um é voluntário. Dentre os discentes, 11 cursam Ciências Biológicas, 06 são do curso de Física Licenciatura, 04 estão cursando Química Licenciatura e 04 são de Matemática Licenciatura.
Os docentes responsáveis pelo PRP na Unifei são: Eliane Matesco Cristovão, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), coordenadora institucional do programa; Mikael Frank Rezende Júnior e Paloma Aline Alves Rodrigues, ambos do Instituto de Física e Química (IFQ), e Janaína Roberta dos Santos, do Instituto de Recursos Naturais (IRN). Também fazem parte do programa os professores Cléber Di Tano Camargo, da Escola Estadual Barão do Rio Branco; Anderson Marcelo Gomes, da Escola Estadual Florival Xavier, e Maria Aparecida Schumann de Melo, da Escola Estadual Major João Pereira.
Para acompanhar as ações do PRP Unifei, consulte as páginas por escola no Facebook e, em breve, o site do Programa na Unifei:
PRP – Unifei na Escola Estadual Major João Pereira – https://www.facebook.com/PRP.UNIFEI.MAJOR/
PRP – Unifei na Escola Estadual Barão do Rio Branco – https://www.facebook.com/residenciaunifeibarao/