A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, recebeu recursos de aproximadamente R$ 1,5 milhão do Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas (Finep), em função do projeto elaborado por um grupo de 12 professores e do Corpo Técnico da Universidade.
O projeto, intitulado “Centro de Desenvolvimento de Materiais em Itabira”, objetivou a aquisição de equipamentos de grande porte para dar suporte à implementação de novas pesquisas, onde o foco é a formação de mestres e doutores.
De acordo com o professor Francisco Moura Filho, que coordenou o grupo de pesquisa de Itabira, houve uma seleção interna na Unifei, em que o seu grupo foi selecionado, em meio a outros dois do campus de Itajubá.
Diante da aprovação do projeto e com o recurso já reservado, foi comprado um Raio X de Alta Resolução, que é o carro-chefe da pesquisa inicial na área de materiais. O equipamento é fabricado sob encomenda. A intenção é adquirir também um Microscópio de Força Atômica para fazer todas as medidas magnéticas e ferromagnéticas, e um Cluster (conjunto de computadores que utiliza um tipo especial de sistema operacional). Todas as peças são importadas.
A equipe técnica do Finep usou como requisito classificatório para a aprovação do projeto as avaliações curriculares dos professores, número de publicações, projetos implementados e finalizados, formação de alunos em Projetos de Iniciação Científica (PIC), Mestrado e Doutorado.
O professor Francisco Filho afirmou que “foi buscado sempre a melhoria na qualidade do corpo docente. Isso é um sistema com efeito de avalanche, que quando se melhora na pesquisa, isso bate e reflete na graduação, formando um corpo técnico cada vez mais competente para o mercado”, ressaltou. Completou frisando que o objetivo é implantar um laboratório que possa, em alguns anos, ser referência na região.
A Finep – Inovação e Pesquisa – é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI. Foi criada em 1967 para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas. Sua missão é promover o desenvolvimento econômico e social do país por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.
”