

Entre os dias 29 e 31 de agosto, os times de futsal masculino e feminino da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participaram da Copa Inatel de Futsal 2019. O time masculino conquistou o bicampeonato e o time feminino, o vice-campeonato. A competição aconteceu no ginásio do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e foi aberto à comunidade interna e externa.
As equipes masculinas e femininas participantes da copa foram compostas por representantes da Unifei, Inatel, Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) e Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). A adesão à competição aconteceu por meio de convite do Inatel, instituição organizadora.
A copa na modalidade masculino teve a sua terceira edição. O time masculino da Unifei foi campeão em 2019 e 2017 e vice-campeão em 2016. Na edição deste ano, o futsal masculino conquistou o campeonato ao vencer a FDSM por 8×0, a FMIt por 6×1 e o Inatel por 9×1. Já o time feminino consagrou-se vice-campeão, vencendo a FDSM por 4×1, a Faculdade de Medicina por 7×1 e perdendo para o Inatel por 5×1. Esta foi a primeira vez que aconteceu a competição na modalidade feminino.
O treinador Gabriel Dambros acompanhou as equipes da Unifei nos três dias de competição. Para ele, o evento foi importante para cada equipe no sentido de melhoria do desempenho durante as competições.
Devido às reformas no ginásio do Centro de Educação Física e Esportes (Cefe), as equipes da Unifei encontraram dificuldades para realizar treinamentos ao longo do segundo semestre deste ano, prejudicando também os processos seletivos de recrutamento de novos jogadores para os times.
No momento, a equipe feminina de futsal está em processo de reestruturação. Neste ano, muitas jogadoras novas entraram para o time, fazendo com que seja necessário um período de adaptação ao modo de trabalho da equipe. Já a equipe masculina, apesar de não ter mantido o título dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) em 2019, faz sua melhor temporada em números. Recentemente, foram disputados 22 jogos com 18 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. São 83,33% de aproveitamento, com 190 gols marcados e 62 gols sofridos (média de 8,63 gols marcados por jogo e média de 2,81 de gols sofridos).
Ainda neste ano, as equipes da Unifei estão participando de outras competições e amistosos até o mês de novembro. Nos dias 14 e 15 de setembro, por exemplo, aconteceu na Unifei a 10ª edição do Encontro Desportivo Universitário (Eduni), e a equipe masculina foi a campeã da competição.