UNIFEI

[:pb]Trabalhos finais de graduação da Unifei são apresentados em conferências internacionais[:]

[:pb]

Os artigos de alunos da Unifei já publicados podem ser acessados no site www.ieee.org., na plataforma IEEE Xplore

Desde 2014, o professor Edson da Costa Bortoni, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), tem enviado trabalhos finais de graduação (TFGs) de formandos da instituição para serem apresentados no Institute of Electrical and Electronic Engineers, Power and Energy Society, General Meeting (IEEE PES GM), uma conferência com mais de 5000 participantes, que ocorre todos os anos, sob a tutela do PES do IEEE.

O site do IEEE, Institute of Electrical and Electronic Engineers, ou Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, informa que a entidade foi criada em 1884, nos Estados Unidos, e é uma sociedade técnico-profissional internacional, dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação.

O IEEE congrega mais de 400.000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 150 países. É dirigido por um conselho de administração e por um comitê executivo. Compõe-se de 10 regiões, 36 sociedades técnicas, sete conselhos técnicos e por, aproximadamente, 1200 society chapters (capítulos) e 333 seções. O instituto colabora no incremento da prosperidade mundial, promovendo a engenharia de criação, desenvolvimento, integração, compartilhamento e o conhecimento aplicado no que se refere à ciência e tecnologias da eletricidade e da informação, em benefício da humanidade e da profissão.

Segundo o professor Bortoni, a maioria dos trabalhos são apresentados em pôsteres, mas um ou outro trabalho, além daqueles publicados em Transactions, são apresentados oralmente. “ A grande alegria é que a maioria dos TFGs são selecionados para publicação nos anais da conferência”, revelou o professor.

Bortoni explicou que há ainda a International Electric Machines and Drives Conference (IEEE IEMDC), na qual ele também tem inscrito TFGs da Unifei. Segundo o professor, a publicação de TFGs em conferências atesta a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na Universidade. “Nossos alunos de graduação são excelentes e podemos obter sucesso se os orientarmos com esta visão. Isto também prepara e ajuda os interessados em fazer o mestrado, e mais tarde o doutorado”, afirmou.

Em 2014, foi publicado o trabalho “Determination of three-phase induction motors model parameters from catalog information”; em 2015, o trabalho “Field winding interturn fault detection in round rotor synchronous machines”, que, com modificações, foi publicado no IEMDC sob o título “Turbogenerator harmonic sensitivity in rotor short-circuit identification”, e em 2016, o trabalho “Optimized selection and operation of electrical energy storage systems”.

“Em 2017, batemos o nosso recorde com três trabalhos feitos por alunos de graduação aprovados no IEEE PES GM e IEMDC, que são: “Wireless sensor for field quantities measurement in brushless synchronous machines”, “Identification of synchronous machines parameters using genetic algorithm and load rejection test” e “The conductor as the conerstone of winding magnetomotive force”, disse o professor. Além das conferências internacionais, os trabalhos dos alunos da Unifei são publicados em diversas conferências nacionais disponíveis. Segundo o professor Bortoni, o objetivo é continuar neste ritmo de publicações e disseminar entre os professores da Universidade esta ideologia e procedimento. “Com certeza, alguns professores já vêm trabalhando dessa forma, mas podemos alavancar bastante os nossos cursos e a penetração internacional se trabalharmos neste sentido. Material humano nós temos!”, garantiu o professor.

Os artigos de alunos da Unifei já publicados estão disponíveis na plataforma IEEE Xplore, que pode ser gratuitamente acessada no site www.ieee.org[:]

Rolar para cima
Ir para o conteúdo