A gestão 2024-2028 da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) iniciou uma etapa importante de seu plano de ação, com a formação de uma comissão encarregada de estudar e desenvolver a proposta da criação da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (PRAPE).
O grupo de trabalho, composto por servidoras e servidores da universidade, inclui Ana Amélia de Souza, Andreia Teixeira, Denise Pereira de Alcantara Ferraz, Éder do Couto Tavares, Luciana da Silva Caretti, Maria Freire da Costa e Yalin Brizola Yared. A presidência está a cargo da professora Juliana Maria Sampaio Furlani, atual Assessora de Apoio à Permanência Estudantil. A partir de março, representantes estudantis serão convidados(as) para participarem dos trabalhos do grupo, fortalecendo a colaboração entre os diferentes segmentos da comunidade acadêmica.

O objetivo da comissão é se dedicar a estudos e propostas que compreendam, além de ações fundamentais da assistência estudantil, questões essenciais ao corpo discente da Unifei, como acolhimento, inclusão, acessibilidade, saúde mental e ações afirmativas. “A criação desta Pró-Reitoria é uma demanda urgente e um sonho antigo, especialmente para quem já atua na linha de frente da assistência estudantil na UNIFEI. Por isso, muitos(as) desses(as) profissionais integram a comissão. É essencial transformar a cultura organizacional da universidade, reconhecendo que os(as) estudantes são nosso maior compromisso”, destacou a professora Juliana Furlani.
A comissão tem um prazo de 120 dias para apresentar a proposta ao Conselho Universitário (Consuni). Após a aprovação, a PRAPE enfrentará desafios significativos, que deverão ser superados com conhecimento, participação ativa e colaboração entre agentes da comunidade acadêmica. Essa iniciativa marca um avanço na valorização das políticas de permanência estudantil na UNIFEI.
