

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, segue promovendo atividades do Programa de Capacitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem. Entre os dias 2 e 4 de julho, a universidade recebeu os professores Paul Hyde e Mark Serva, da Universidade de Delaware, e Ulisses Araújo, docente da Universidade de São Paulo (USP).
Em três dias de evento, o foco das discussões foi o método de ensino Problem-Based Learning (PBL). A prática tem por objetivo tornar o aprendizado centrado no aluno e, dessa forma, o estudante sai do papel de receptor passivo para assumir o de agente principal e responsável pelo conhecimento adquirido.
Membro da equipe organizadora do programa, Alice Cristina Figueiredo destacou que um dos trunfos dessa edição foi a percepção de que todas as discussões poderão ser aplicadas na prática. A servidora ainda ressaltou um importante tema abordado, a inclusão. “Até então, tínhamos um perfil praticamente homogêneo de estudantes. Mas com programas como o Enem, Sisu e as cotas para deficientes físicos, esse perfil está mais diversificado, o que nos levou à discussão sobre como atender a todos esses alunos. Foi a primeira vez que realmente abordamos o tema da inclusão e valeu muito a pena”, revelou.
Outro encontro foi promovido no período de 31 de julho a 3 de agosto. Desta vez, coordenaram as atividades os professores da Universidade do Minho, instituição portuguesa também parceira no programa. Durante quatro dias, os docentes portugueses Rui Lima e Diana Mesquita debateram sobre o tema “Pesquisa na Educação em Engenharia”.
Aldo Peres Campos e Lopes, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas, professor de Matemática no campus de Itabira, vem participando do programa e falou sobre o uso de metodologias ativas em sala de aula. “Desde que entrei na Unifei, tenho procurado aprimorar minha forma de ensino. Comecei a desenvolver o método PBL com uma turma de Cálculo III e fiz várias leituras, aprofundando-me sobre o tema. Pretendo continuar com o uso dessa metodologia em minhas turmas, abrangendo ainda mais outras disciplinas, já que pude ouvir a opinião favorável dos discentes”, detalhou ele.