UNIFEI

Unifei Desenvolve Controlador Eletrônico De Intensidade Luminosa

 

 

 Alunos e professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) desenvolveram um controlador, com correntes de 22 amperes, para variação de intensidade luminosa de uma lâmpada de infravermelho de 300 watts e 14 volts.

 O equipamento, similar ao que é encontrado no comércio como dimer de lâmpada, apresentou funcionamento satisfatório e correto. A finalidade da variação da intensidade luminosa da lâmpada de infravermelho é alterar a condutividade de material inserido no dispositivo ao qual a lâmpada está acoplada.

 O supervisor e orientador do equipamento desenvolvido foi o professor Angelo José Junqueira Rezek, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Unifei. Ele contou com a participação do aluno Ed Everton Tavares Prado, do curso de Engenharia Elétrica, orientado por ele, e do aluno Rodolfo dos Santos Fonseca, do curso de bacharelado em Física, orientado pelo professor Demétrio Artur Werner Soares, diretor do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade.

 Segundo o professor Rezeck, o trabalho desenvolvido envolveu parceria, interação e colaboração entre professores, alunos e servidores dos Laboratórios Didáticos de Eletricidade e do Laboratório de Biossistemas.

 O protótipo disponibilizado foi inicialmente decorrente do desenvolvimento de alunos de anos anteriores, mas apresentou problemas, os quais foram posteriormente corrigidos e sanados pelo aluno Ed, que o tornou apto para utilização em ensino, pesquisa e extensão, no Laboratório de Biossistemas, coordenado pelo professor Demétrio.

 Para o professor Rezek, “este exemplo de parceria deve ser cada vez mais abraçada e praticada na Unifei, não só no nível doméstico, mas também de forma mais abrangente, entre instituições, nos níveis nacional e internacional, pois propicia o crescimento técnico, científico, didático, humano, social e educacional dos participantes”.

 De acordo com Rezeck, a ação faz parte do alinhamento entre todos os escalões da Universidade no sentido de apoiar, incentivar e aprovar interações, colaborações e cooperações amplas entre seus laboratórios e também com os de outras universidades e centros de pesquisa e ensino do país e do exterior, contando com a participação dos alunos.

 Segundo ele, essas iniciativas também contam com a participação de outras universidades e centros educacionais, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando sempre o aprimoramento do ensino.

 

 

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