UNIFEI

Unifei e Ufop promovem debate sobre proposta de Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica

Professor Marcel durante sua apresentação na Ufop.
Professor Aurélio em sua apresentação na Unifei.
Participantes do workshop para debate da proposta de um programa de mestrado em Engenharia Elétrica.

 

 Durante os dias 17 e 18 de setembro, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus de Itabira e a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) – campus de João Monlevade estiveram envolvidas em um workshop voltado ao debate da proposta de um programa de mestrado na área de Engenharia Elétrica, entre os dois campi. Participaram das discussões os representantes e docentes do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICT – Unifei) e do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea – Ufop).

 Pela Unifei, estiveram presentes os professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor; Élcio Franklin de Arruda, vice-diretor do campus de Itabira; Vanessa Silveira Barreto Carvalho, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, e Aurélio Luiz Magalhães Coelho e Ivan Paulo de Faria, respectivamente diretor e vice-diretor do ICT. Pela Ufop, participaram os professores Sérgio Francisco de Aquino, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Thiago Augusto de Oliveira Silva, diretor do Icea.

 No primeiro dia, as atividades se deram na cidade de João Monlevade, e no segundo, em Itabira. A ocasião propiciou aos envolvidos discutirem sobre as ideias do programa, apresentarem as equipes envolvidas, a infraestrutura dos campi localizados nas duas cidades e as linhas de trabalho dos grupos de pesquisa.

 Um planejamento, ainda em fase de compilação, prevê que o mestrado tenha como área de concentração “Sistemas Elétricos e Eletrônicos”, composto inicialmente pelas linhas de pesquisa: “Smart Grids e Energia Renovável” e “Controle e Processamento de Sinais”.

 De acordo com o professor Aurélio, a proposta do programa de mestrado acadêmico vem sendo elaborada por uma equipe de pesquisadores, conjuntamente ao campus monlevadense, desde o primeiro semestre de 2019. O diretor do ICT acrescentou que o propósito é submeter o projeto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para apreciação em 2020 e salientou que um mestrado acadêmico em rede visa fortalecer a integração entre as instituições e seus grupos de pesquisa, de forma a atender uma demanda de pós-graduação em Engenharia Elétrica, na região do Médio Piracicaba.

 Para a professora Vanessa, “as discussões durante o evento foram muito positivas e, com certeza, abrem possibilidades para colaborações no desenvolvimento de pesquisa e no fortalecimento da pós-graduação em ambas as instituições”.

 No evento, o professor Marcel Parentoni apresentou alguns números relativos à Unifei, em especial sobre o campus de Itabira, dando destaque ao plano de expansão, em desenvolvimento. Ressaltou também a importância da parceria com outras instituições, haja vista que, dada a dimensão do projeto, certamente existirão muitas oportunidades para profissionais de outras localidades constituírem trabalhos de maneira conjunta com a Universidade.