Alunos do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), realizaram visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Campos do Jordão, no interior de São Paulo.
Esta ETE é considerada pelos especialistas do setor como a mais sofisticada do Brasil e uma das mais modernas do mundo, pela utilização combinada de sistema de lodos ativados e membranas de ultrafiltração, com funcionamento totalmente automatizado.
A ETE está instalada numa região de condomínios de férias de inverno de alto luxo e foi construída em edifícios com característica arquitetônica da região e que se adequam a paisagem. Além disto, os edifícios são providos de estrutura acústica e sistema de coleta e lavagem de gases.
O sistema tem capacidade para tratar uma vazão média de 213 litros por segundo, atendendo à demanda atual da população fixa e flutuante de Campos do Jordão. As instalações comportam o crescimento populacional do município, previsto até 2035.
O investimento garante o tratamento de 100% dos esgotos coletados e amplia a coleta de 66% para 70%. A ETE contribui para a despoluição de importantes cursos d’água que atravessam o município, e que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Sapucaí. Desta forma, beneficia, entre outras, a população de Itajubá, que tem parte da captação de água no Rio Sapucaí.
”