UNIFEI

Unifei Ganha Medalha De Prata Na Final Brasileira Da Xxi Maratona De Programação E Vai Ao Mundial

 

 

 A equipe Epic Sax Guys, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participou da XXI Maratona de Programação, que representa a Fase Regional da América Latina, e ficou em quinto lugar. Esse resultado deu para a equipe a medalha de prata na competição que a levou a representar o Brasil, no próximo ano, na fase mundial da Maratona de Programação, que irá ocorrer em Rapid City nos Estados Unidos. A Maratona foi em Belo Horizonte.

 A equipe Epic Sax é composta pelos alunos: Fúlvio Abrahão de Paula, Thiago Carvalho Pinto e José Wagner de Andrade Junior. Na Maratona, a medalha de ouro vai para os três primeiros colocados, a de prata para quem classifica de quarto a sexto lugares e a de bronze para quem fica de sétimo a décimo colocado.

 A prova é realizada em equipes de três alunos e, esse ano, contou com dez exercícios a serem resolvidos. Os competidores tiveram que entender os problemas computacionais, descobri os mais fáceis, programá-los e testá-los. Depois enviar as soluções para que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimentos de técnicas mais sofisticadas, e alguns são muito difíceis de serem resolvidos. No final, o vencedor é a equipe que acertar o maior número de problemas no menor tempo possível. A Unifei levou ainda a equipe Never Lucky, com os alunos: Gabriel Augusto Alves Taets, Gabriel Erzinger e David Mateus Batista, e a equipe Nuclear Coders, composta pelos alunos Felipe Kallás Silva, Marcos Antônio Flores Gonçalves e José Luiz da Silva Neto, para disputar a prova em uma competição paralela, denominada Café com Leite, que é para ex-maratonista e para equipes que se destacam na Fase Regional da competição. O resultado, se fosse válido, teria a equipe Nuclear Coders como a vigésima quarta e a Never Lucky como a quadragésima.

 O professor Roberto Affonso da Costa Junior, coordenador das equipes, falou sobre o evento: “A emoção é enorme, não tenho como descrevê-la. É bom colher os frutos de um trabalho de dez anos, que começou com o professor Edmilson Marmo Moreira, em 2005, e que agora obtém o resultado de representar o Brasil e a Unifei em uma final mundial. Vale lembrar o quanto os alunos da Epic Sax Guys, cresceram como equipe nesses três anos juntos, são modelos para os mais novos e deixam marcados seus nomes nos anais da Unifei. Jamais iremos esquecer esses meninos”-acentuou.

 Roberto Affonso também ressaltou o desempenho da equipe Nuclear Coders: “O esplêndido resultado conquistado pelos garotos da Nuclear Coders, mesmo sendo no café com leite. Os alunos do primeiro ano da Engenharia da Computação e da Engenharia Mecânica Aeronáutica mostraram que podemos nos manter onde hoje se encontra a maratona da Unifei. Agora que venha Rapid City/Estados Unidos. Não esperamos ser campeões mundiais, mas vamos lutar muito por uma posição honrosa e que engrandeça a nossa Universidade”.

 O professor também agradeceu aos demais docentes que contribuíram para a vitória: “Agradecemos ao professor João Paulo Reus que faz parte dessa equipe maravilhosa, assim como, os professores Edison Jesus e Bruno Guazzelli Batista que nos incentivaram e vibraram com os meninos. Ressalto a grande contribuição dada pelo campeão brasileiro de Maratona de Programação de 2014. Aproveito para agradecer o professor Kleber Roberto da Silva Santos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), que tem nos ajudado para obtermos vitórias como essa”.

 O professor Roberto Affonso também agradeceu ao professor Paulo César Crepaldi, diretor do IESTI; o professor Luiz Lenarth Veermas, vice-diretor; as secretárias Marilia Barra e Anneliese Elainny R.de Souza, do IESTI, “que são os maiores apoiadores da Maratona de Programação da Unifei, bem como, o professor Claudio Kinner, diretor do Instituto de Matemática e Computação (IMC) e o pessoal da secretaria desse Instituto, Érika Aparecida Silva Oliveira, Glauber Gonçalves Vitorino, Nilson Carlos Mendes da Silva e Nilson Marcos da Silva”. Por fim, o professor destacou o empenho da Reitoria “que nos proporcionou os meios para continuarmos disputando e levando o nome da Unifei ao pódio mais alto”. O resultado da final brasileira está disponível no site:http://maratona.ime.usp.br/resultados16/

 

 

Rolar para cima
Ir para o conteúdo