UNIFEI

Unifei passa a integrar o programa de pós-graduação ProfÁgua

O professor Jefferson Nascimento de Oliveira – terceiro da esquerda para a direita –, coordenador do ProfÁgua, em reunião com parte do corpo docente do mestrado.
O professor José Augusto Costa Gonçalves, coordenador local do programa.

 A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus de Itabira passou a integrar o programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua.

 O programa foi instituído em 2016, por iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA). Coordenado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Ilha Solteira, o ProfÁgua foi implantado em parceria com outras cinco universidades de regiões distintas do país. Em 2017, foi lançado edital para expansão da rede. A Unifei – Itabira obteve destaque no processo, conquistando a única vaga destinada a universidades da região Sudeste.

 O professor Dr. José Augusto Costa Gonçalves, do curso de Engenharia Ambiental do campus, esteve à frente da submissão da proposta e coordenará o programa na Unifei, o primeiro a ser gerido e desenvolvido integralmente no campus de Itabira. “A Unifei-Itabira será o polo do ProfÁgua em Minas Gerais, um curso que já nasce com nota 4, o que representa sua excelência atestada pela Capes. Em um processo que contou com a participação de universidades renomadas de todo o país, nós obtivemos uma das melhores colocações, sendo a melhor da região Sudeste. Itabira e a Unifei têm muito a comemorar”, disse o professor, ressaltando a importância da conquista para a Universidade.

 Ele informou que o edital referente ao mestrado será lançado durante o Fórum Mundial da Água 2018, que ocorre em Brasília entre 18 e 23 de março. A seleção dos alunos ocorrerá entre junho e julho e o período letivo terá início em agosto. Para Itabira, serão ofertadas 20 vagas e a proposta é que as aulas sejam concentradas aos fins de semana, com algumas disciplinas a distância.

 “O objetivo do curso é proporcionar a formação continuada dos profissionais que atuam diretamente com recursos hídricos, seja em empresas, órgãos gestores – em nível federal, estadual e municipal –, agências de água, comitês de bacia hidrográfica e conselhos de recursos hídricos, entre outros”, explicou o professor José Augusto.

 Também atuarão no curso os docentes do campus de Itabira Ana Carolina Vasques, Anderson de Assis, Daniel Soares, Eduardo Couto, Eliane Vieira, Fernanda Belotti, James Maia e Roberto Monte-Mor e a professora Maria Inês Alvarenga, do campus de Itajubá.

 Os interessados em obter mais informações sobre o programa devem acessar http://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/programa/ ou entrar em contato com o professor José Augusto pelo e-mail jaucosta@unifei.edu.br

Rolar para cima
Ir para o conteúdo