UNIFEI

UNIFEI realiza 2º Encontro Sul-Mineiro em História, Filosofia e Ensino de Ciências com a participação de professores e estudantes de diversas universidades brasileiras

Entre os dias 23 e 26 de abril, foi realizado o 2º ESMHFEC com atividades em diversos locais do campus da UNIFEI em Itajubá.
O professor Dr. André Ferrer Pinto Martins, da UFRN, fez a palestra “História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino e na pesquisa em Ensino de Ciências”, na abertura do evento.
Após a palestra de abertura, houve a apresentação musical de Dayane Oliveira e Diego Levit.
No dia 24, das 14h às 15h30, a palestra “História e Filosofia da Ciência no ensino: algumas interações pessoais de Bohr com Thomson e Rutherford para uma visão mais humana da ciência” foi apresentada pela professora Dra. Anabel Cardoso Raicik, da UFSC.
No segundo dia do evento, aconteceu um coffee-break, no Salão de Apoio do Prédio da Administração Central, com a participação do músico Ebnezer Nascimento, servidor da UNIFEI.
Em 24 e 25 de abril, das 16h às 18h, a oficina sobre “Narrativas históricas como estratégia para um Ensino de Ciências crítico e dialógico” foi conduzida pelo professor Dr. Hermann Schiffer Fernandes, do CEFET – RJ.
A oficina sobre “A Ciência que os instrumentos contam”, ministrada pela professora Dra. Ana Paula Bispo da Silva, da UEPB, também aconteceu nos dias 24 e 25.
No dia 25, das 14h às 15h30, a palestra “As origens místicas da Mecânica Quântica: a história que os livros não contam” foi feita pelo professor Dr. Nathan Lima, da UFRGS.
Também no dia 25, das 18h às 19h, foi apresentada a peça “O universo é relativo” pelo QuiTrupe, grupo de teatro de divulgação científica da UNIFEI.
No dia 26 de abril, das 10h às 12h, a oficina sobre “Diversidade na História das Ciências e Estratégias para sua inserção no Ensino de Química” foi orientada pela professora Dra. Letícia dos Santos Pereira, da UFBA.
A professora Dra. Maria Elice de Brzezinski Prestes, da USP, ministrou a palestra “Por que (voltar a) falar de teleologia na biologia?” também no dia 26.
A mesa redonda sobre o tema “Educadores e historiadores em diálogo: qual história da ciências deve chegar à sala de aula” foi realizada no último dia do evento, com a moderação do professor José Otávio Baldinato, do IFSP.
Membros da Comissão Organizadora do 2º ESMHFEC. (Crédito das fotos: Comissão Organizadora do 2º ESMHFEC)

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou, entre os dias 23 e 26 de abril, o 2º Encontro Sul-Mineiro em História, Filosofia e Ensino de Ciências (ESMHFEC), com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O público-alvo do evento foram professores da Educação Básica e Ensino Superior, estudantes da graduação – em especial das Licenciaturas em Química, Física e Biologia –, pós-graduandos de Educação em Ciências e demais interessados em conhecer a temática e suas contribuições ao Ensino de Ciências.

Com o objetivo de promover o interesse pela pesquisa e pelo ensino na linha de História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) no Ensino de Ciências, o evento foi realizado de forma presencial, contemplando palestras, oficinas, apresentações de trabalhos, mesa redonda e atividades artístico-culturais.

O 2º ESMHFEC contou com, aproximadamente, 130 participantes oriundos de Itajubá e demais localidades de Minas Gerais e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia. O evento também recebeu docentes e discentes da UNIFEI e professores da Educação básica de Itajubá, que trouxeram seus alunos para vivenciar a experiência de um evento acadêmico.

Primeiro dia

A abertura oficial do evento foi realizada, às 19h, no Auditório Aureliano Chaves, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG). Compuseram o dispositivo de honra os professores Edson da Costa Bortoni, reitor da UNIFEI; Edmilson Marmo Moreira, pró-reitor de Graduação; Geise Ribeiro, diretora do Instituto de Física e Química (IFQ), e Evandro Fortes Rozentalski, coordenador do 2° ESMHFEC.

Após as considerações iniciais e os discursos dos docentes citados, o professor Dr. André Ferrer Pinto Martins, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fez a palestra “História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino e na pesquisa em Ensino de Ciências”.

Ao final de sua fala, os presentes puderam interagir com o professor André, apresentando perguntas sobre a temática apresentada, e após a palestra, houve a apresentação musical de Dayane Oliveira e Diego Levit.

Demais atividades

Nos dias 24 e 25 de abril, das 10h às 12h, foram realizadas apresentações de trabalhos nos Auditórios 1 e 2 e no LAPEQ do IFQ. Para conferir os temas discutidos nas sessões A, B e C, acesse Apresentação 1 – Sessão A, B e C | 2 Encontro Sul Mine (esmhfec.com) e para ter acesso ao que foi apresentado nas sessões D, E e F, confira Apresentação – Sessão D, E e F | 2 Encontro Sul Mine (esmhfec.com).

No dia 24, das 14h às 15h30, aconteceu a palestra “História e Filosofia da Ciência no ensino: algumas interações pessoais de Bohr com Thomson e Rutherford para uma visão mais humana da ciência”, apresentada pela professora Dra. Anabel Cardoso Raicik, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no auditório do IEPG.

Em cada dia do evento, das 15h30 às 16h, foi realizado um coffee-break, no Salão de Apoio do Prédio da Administração Central, sendo que no dia 24 de abril, houve a participação do músico Ebnezer Nascimento, servidor da UNIFEI.

Nos dias 24 e 25 de abril, das 16h às 18h, aconteceram simultaneamente duas oficinas no LAPEQ e no LAPEF do IFQ: a primeira sobre “Narrativas históricas como estratégia para um Ensino de Ciências crítico e dialógico”, conduzida pelo professor Dr. Hermann Schiffer Fernandes, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET – RJ); e a segunda sobre “A Ciência que os instrumentos contam”, orientada pela professora Dra. Ana Paula Bispo da Silva, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

No dia 25, das 14h às 15h30, foi realizada a palestra “As origens místicas da Mecânica Quântica: a história que os livros não contam”, apresentada pelo professor Dr. Nathan Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no auditório do IEPG, onde também foi realizada, das 18h às 19h, a apresentação “O universo é relativo” pelo QuiTrupe, grupo de teatro de divulgação científica da UNIFEI.

Em 26 de abril, das 10h às 12h, no LAPEQ do IFQ, a oficina sobre “Diversidade na História das Ciências e Estratégias para sua inserção no Ensino de Química” foi conduzida pela professora Dra. Letícia dos Santos Pereira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No mesmo dia, no auditório do IEPG, das 14h às 15h30, a professora Dra. Maria Elice de Brzezinski Prestes, da Universidade de São Paulo (USP), ministrou a palestra “Por que (voltar a) falar de teleologia na biologia?”, e das 16h às 18h, o professor José Otávio Baldinato, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), fez a moderação da mesa redonda sobre o tema “Educadores e historiadores em diálogo: qual história da ciências deve chegar à sala de aula”.

Encerramento

Ao final da mesa redonda, o professor Evandro Fortes Rozentalski fez o encerramento do 2º ESMHFEC, agradecendo aos palestrantes, à equipe de organização e a todos que estiveram presentes nas diversas atividades do evento.

Para conferir mais informações sobre o 2º ESMHFEC, acesse o site e as redes sociais:

Site: https://www.esmhfec.com/

Demais redes sociais: https://linktr.ee/esmhfec_unifei

 

Rolar para cima
Ir para o conteúdo