No fim do mês de novembro, a Universidade Federal de Itajubá recebeu mais de 2000 crianças para participar do evento “Bota pra Fazer”, um evento realizado pelo Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU) para incentivar a comunidade acadêmica a empreender por meio de ação social.
O Projeto “Bota pra Fazer” foi criado em 2008 e está em sua 7ª edição. Contando com a direção do professor Fábio Fowler, o evento trabalha com a visão de que o empreendedor é uma pessoa que gerencia projetos e que, a partir daí, pode-se usar a educação empreendedora para desenvolver competências de um bom gerente de projetos.
Anualmente, os projetos são passados aos alunos, os quais precisam desenvolver suas competências empreendedoras. Com isso, eles aprendem a trabalhar em equipe, planejar e exercer liderança e autonomia na hora de tomar decisões.
Neste ano, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI) e outros projetos de extensão da Unifei, o evento tem a proposta diferente de unir a Universidade em torno de uma única causa. A simulação feita no campus sede, com várias atividades para alunos da rede municipal de ensino, se transformará no contraturno das escolas municipais de Itajubá, oferecendo oficinas de esporte, cultura, música, empreendedorismo e saúde.
Com apoio da PMI, o “Bota pra Fazer” pretende reformar o Itajubá Tênis Clube (ITC) para atender crianças do ensino fundamental da cidade, e por meio de parceria já existente com empresas locais, transformá-lo, de médio a longo prazo, em um local para o desenvolvimento de atletas.
A arrecadação de recursos financeiros para o projeto será realizada de forma coletiva, por meio de uma plataforma online, em que qualquer pessoa física ou jurídica que queira contribuir poderá doar para a campanha de financiamento coletivo, até o dia 31 de dezembro de 2016. Ao participar, as pessoas receberão algumas recompensas.
“Nós gostaríamos de agradecer imensamente os mais de 500 voluntários – dentre eles, os discentes da Unifei e de outras universidades, docentes, servidores e membros da comunidade – que se uniram nessa data para fazer a diferença na vida dessas crianças. Mais uma vez, a nossa Universidade dá exemplo de solidariedade, empatia e empreendedorismo”, disse Ana Carolina Rodrigues, aluna da Unifei e uma das responsáveis pelo projeto “Bota pra Fazer”.
Para conhecer o trabalho da equipe “Bota pra Fazer” e fazer doações, os interessados devem acessar o link: https://botaprafazer.unifei.edu.br/. Em caso de dúvidas, o contato do Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU) é: ceu.unifei@gmail.com
”