UNIFEI

UNIFEI realiza ações de prevenção ao suicídio e incentivo ao diálogo

A UNIFEI, por meio da PRGP, da DSQ, da CGP e do Serviço de Psicologia, realizou diversas ações com oficinas e palestras sobre o Setembro Amarelo.
Em Itabira, o psicólogo clínico e do esporte Vinícius Vieira Deiró, ministrou a palestra “Estilo de vida & bem estar”.
Em Itabira, foi realizada a palestra “Saúde mental e prevenção do suicídio” por voluntários do CVV.
A palestra “A era digital & a saúde mental na atualidade” foi ministrada pela professora e psicóloga clínica Priscila Vicente Penna.
Em Itajubá, a enfermeira Ana Cláudia Mesquita Garcia orientou uma oficina de mindfulness.
Membros da LAPS – FEPI demonstraram algumas estratégias para promoção da saúde no ambiente laboral.
A psicóloga Priscila Abreu fez a palestra “Ativando sistemas de regulação emocional para sofrer menos e ser mais feliz”.

 Desde 2015 no Brasil, o mês de setembro é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio ‘Setembro Amarelo’, que busca conscientizar a população sobre a importância de manter a saúde mental, estimulando que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PRGP), da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQ), da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) do campus de Itabira e do Serviço de Psicologia, realizou em Itajubá e em Itabira diversas ações com oficinas e palestras para divulgar a campanha.

Ações em Itajubá

 No Salão de Apoio da UNIFEI  a enfermeira Ana Cláudia Mesquita Garcia orientou uma oficina de mindfulness, termo atribuído a uma técnica de meditação e autorregulação da atenção para o momento presente.

 Membros da Liga Acadêmica de Promoção à Saúde Mental (LAPS) do curso de Psicologia do Centro Universitário de Itajubá (FEPI) demonstraram, no auditório Aureliano Chaves, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), algumas estratégias para promoção da saúde no ambiente laboral.

 A psicóloga Priscila Abreu ministrou a palestra “Ativando sistemas de regulação emocional para sofrer menos e ser mais feliz”, no auditório do IEPG.

Ações em Itabira

 No campus de Itabira o psicólogo clínico e do esporte Vinícius Vieira Deiró, ministrou a palestra “Estilo de vida & bem estar”, no auditório do Prédio 1.

 A palestra “Saúde mental e prevenção do suicídio” foi ministrada por dois membros voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), no Auditório do Prédio I.

 Outra palestra, “A era digital & a saúde mental na atualidade” foi ministrada pela professora e psicóloga clínica Priscila Vicente Penna.

 Além disso, em ambos os campi, foram ofertadas aos servidores aulas gratuitas de yoga como parte da campanha do Setembro Amarelo na UNIFEI.

Setembro Amarelo

 A campanha como um todo no Brasil busca abrir um espaço de diálogo para tratar de assuntos delicados sobre saúde mental, principalmente sobre o comportamento suicida.

 Um desses assuntos, por exemplo, é a depressão, que pode surgir por meio de fatores psicológicos e biológicos, culturais e socioambientais.

 E a situação de uma pessoa com depressão pode ser agravada por  transtornos mentais relacionados ao uso de álcool e outras substâncias, além de aspectos psicológicos relacionados a perdas recentes, pouca resiliência, traumas emocionais e abuso físico, sexual ou emocional na infância.

 Segundo os Serviços de Psicologia da UNIFEI, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta três características comuns que podem ser identificadas em uma pessoa com tendências suicidas, como: a ambivalência, que diz respeito à vontade de alcançar a morte, mas também de viver; a impulsividade, já que o ato do suicídio pode surgir de forma impulsiva devido à desencadeamentos de eventos negativos durante o dia, e a rigidez, que leva o indivíduo a crer que a única solução para determinados problemas é o suicídio.

 A empatia em relação aos sentimentos e as emoções da pessoa, assim como o diálogo sobre o assunto, podem ser caminhos eficientes para ajudar uma pessoa que se encontra nessas condições.

 Além dos Serviços de Psicologia dos dois campi da UNIFEI, existem diversos canais focados em oferecer ajuda psicológica, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende, de forma gratuita, pessoas que buscam ajuda e apoio emocional. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que atende com voluntários pelo número 188.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo