
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, promoveu o curso sobre prevenção respiratória. Aberto à comunidade interna e externa, o evento recebeu estudantes e servidores da instituição, além de profissionais da região. Houve uma grande participação do público e a expectativa inicial de inscritos foi superada.
Luiz Otávio Arantes, especialista na área de proteção respiratória e engenheiro da empresa 3M, esteve à frente do treinamento, que tratou de equipamentos de proteção individual e coletiva, além de medição de riscos ambientais, tais como ruídos e poeiras, entre outros.
O professor de Engenharia de Saúde e Segurança da Unifei de Itabira e organizador do projeto, Leonardo Ferreira Reis, ressaltou que o objetivo de criar um curso extracurricular de qualidade para estudantes, servidores e comunidade externa foi atingido. Ele também falou sobre a interação entre o palestrante e os presentes: “A dinâmica do curso foi envolvente, com o público participando ativamente dos temas discutidos, além de compartilhar questões referentes às suas experiências cotidianas. Isso foi muito positivo”.
Com relação às próximas edições do curso, Leonardo disse que uma das metas é aumentar a participação dos sindicalistas da região na iniciativa, além de continuar promovendo mais ações relacionadas ao tema da segurança do trabalho. “Pretendemos realizar outros cursos de conhecimento técnico sobre a área. Os trabalhadores são extremamente competentes para realizar suas atividades cotidianas, mas dominar conhecimentos teóricos é fundamental para aumentar o controle sobre os processos de trabalho e poder, dessa forma, exigir dos seus empregadores condições melhores e mais seguras”, afirmou o professor.
Programa de Proteção Respiratória
Segundo o site do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Estado do Rio Grande do Sul, o Programa de Proteção Respiratória é obrigatório para todo estabelecimento de trabalho onde for necessário o uso de Equipamento de Proteção Respiratória, segundo a Instrução Normativa nº 1 de 11 de abril de 1994, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Com isso, reduz-se a incidência de casos de intoxicações e doenças ocupacionais causadas pela exposição respiratória, permitindo também uma redução em afastamentos de características pulmonares e outras ocasionadas por inalação de produtos químicos ou outro tipo de agente. Mais informações sobre proteção respiratória e segurança no trabalho podem ser obtidas no site: http://www.sesirs.org.br/pt-br/seguranca-no-trabalho.