UNIFEI

UNIFEI realiza II Workshop de Hidrogênio Verde para promover discussões sobre energia renovável

Equipe responsável pela realização do II Workshop de Hidrogênio Verde na UNIFEI.
O reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, falou durante a abertura do evento no auditório Aureliano Chaves.
O II Workshop de Hidrogênio Verde foi realizado no Auditório Aureliano Chaves da UNIFEI nos dias 03 e 04 de agosto.

 

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou nos dias 03 e 04 de agosto o II Workshop de Hidrogênio Verde. O evento gratuito, que reuniu especialistas para apresentarem diferentes abordagens e promoverem discussões acerca do uso do hidrogênio verde como fonte de energia renovável, é fruto de uma parceria entre a UNIFEI e o projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

 O evento foi realizado em formato híbrido e os encontros presenciais aconteceram no auditório Aureliano Chaves, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) do campus Itajubá. A transmissão simultânea e aberta à comunidade foi feita pelo canal oficial da UNIFEI no YouTube, no qual os interessados poderão assistir às gravações posteriormente incluídas.

 A organização do evento esteve a cargo da equipe do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) da UNIFEI, composta pelos professores Fagner Goulart Dias, Geovani Rodrigues, ambos do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) e Roberto Akira Yamachita, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), e por Kelly Reis.

Abertura

 No dia 03 de agosto, às 9 horas, aconteceu a abertura do evento, que contou com as falas do professor Edson da Costa Bortoni, reitor da UNIFEI, e de Markus Francke, diretor do projeto H2Brasil na Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ. Ambos abordaram os projetos e as ações que estão em andamento na cooperação entre a UNIFEI e a GIZ para a construção do CH2V.

 Durante sua fala, o reitor da UNIFEI agradeceu a todos os palestrantes do workshop pela colaboração em virtude da sua realização. Ele destacou a importância do evento para a Universidade e detalhou como o hidrogênio verde tem sido trabalhado na Instituição “Todos os grupos da nossa Universidade, seja em Itajubá ou em Itabira, têm trabalhado de uma maneira excelente e, nessa posição em que estou agora, sei que a Universidade como um todo é responsável por isso e consigo admirar quanta coisa bonita a gente faz”, comentou o professor.

 Bortoni também traçou um paralelo entre o período vivido pela sociedade brasileira à época da fundação da UNIFEI, quando a eletricidade foi adotada, e o atual cenário, visto que vive-se um período de mudanças: “A Universidade participou daquela transição energética de maneira ativa e, hoje, estamos atravessando uma nova transição com o uso do hidrogênio. A UNIFEI, mais uma vez, está atuando fortemente nessa mudança.”

 Segundo Markus Francke, o projeto de construção do CH2V é a maior parceria dentro do Projeto H2Brasil e a instalação que será inaugurada em breve na UNIFEI é a maior dentro de uma universidade na América Latina. “A UNIFEI, no futuro, tem o potencial de não ser somente a pioneira dentro da academia, mas de fazer pesquisas muito importantes com a indústria privada. Já vemos a Universidade com muitas parcerias firmadas com a indústria, que vai ser responsável pelos investimentos de que precisamos para desenvolver este novo setor. Estamos muito satisfeitos com esta parceria junto à UNIFEI”, destacou o diretor do projeto H2Brasil na GIZ.

 Além de Markus Francke, estiveram presentes na UNIFEI, para prestigiar o II Workshop do CH2V, os representantes da GIZ: Marcos Oliveira Costa, Lorayne Santos e Elizabeth Melo.

Palestras

 Após a abertura, a diretora do Departamento de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Mariana de Assis Espécie, ministrou a palestra “Transição Energética: políticas governamentais referentes ao hidrogênio verde”.

 Depois de um breve intervalo, Eduardo Soriano Lousada, assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), proferiu palestra que tratou de “Política e ações de hidrogênio de baixo carbono”.

 Na sequência, para finalizar a agenda da manhã do primeiro dia de evento, houve uma visita às futuras instalações do CH2V, que está em fase final de construção e tem previsão de inauguração no próximo dia 27 de setembro.

 No período da tarde, Lucas Lara, do Grupo Neuman & Esser (NEA), falou sobre a “Planta de Eletrólise do CH2V”. Em seguida, Roberto Devienne Filho, da Solatio Energia, tratou sobre “Plantas de geração fotovoltaica: desafios a enfrentar”.

 O primeiro dia do evento foi encerrado com a palestra “Aplicações disruptivas para o hidrogênio verde”, feita por Marina Reis Piva, do Grupo Gera.

Segundo dia

 No dia 04 de agosto, aconteceu a apresentação de resultados de pesquisas realizadas por docentes e discentes da UNIFEI. A mestranda Lúcia Garrido Rios, discente do programa de Engenharia Hídrica da UNIFEI, falou sobre “Produção de hidrogênio verde e o consumo de água em plantas de eletrólise”.

 A mestranda é orientada pela professora Márcia Regina Baldissera Rodrigues, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), que, na sequência, fez sobre sua palestra sobre “Segurança no uso de hidrogênio”.

 Às 10h30, o professor Robson Bauwelz Gonzatti, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), falou sobre “Hidrogênio verde como sistema de armazenamento de energia em microrredes”.

 Na sequência, Diogo Josué, mestrando em Engenharia de Energia pela UNIFEI, apresentou o trabalho “Uso da gaseificação para a produção de hidrogênio, amônia e gás natural sintético a partir de biomassa”, orientado pelo professor José Carlos Escobar Palacio, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM).

 À tarde, o professor Eduardo Crestana Guardia, do ISEE, falou sobre “Gerenciamento energético para rastreabilidade e arbitragem do CH2V”. Em seguida, o professor Marcos Vinícius Xavier Dias, do mesmo instituto, falou sobre “Comunicação e capacitação no âmbito do projeto CH2V”.

 O II Workshop do Centro de Hidrogênio Verde da UNIFEI foi encerrado com a palestra “Hidrogênio renovável no Brasil: por que, para que e como”, ministrada pelo professor aposentado Luiz Augusto Horta Nogueira.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo