












A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) sediou, em outubro, o III Simpósio Internacional de Educação em Ciências (SIMPEDUC), realizado simultaneamente com a V Semana das Licenciaturas. Tendo como tema “Educação em Ciências e Tempo de Esperanças: Desafios para o Futuro”, o objetivo foi estabelecer, por meio de apresentações de trabalhos, palestras e oficinas, uma relação entre pesquisadores e professores da educação básica, além de licenciandos.
Os eventos III SIMPEDUC e V Semana das Licenciaturas são organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) em parceria com os cursos de licenciatura da UNIFEI e destinados aos estudantes e pesquisadores da área da Educação.
Em cada uma de suas edições, o SIMPEDUC busca promover a cultura de interação e debate de ideias entre licenciandos e pós-graduandos, além de incentivar o diálogo entre a pós-graduação e professores já atuantes e estabelecer espaços de reflexão sobre temas relevantes no âmbito da educação.
Abertura
No primeiro dia de eventos, foi realizado o credenciamento dos participantes no saguão do Instituto de Física e Química (IFQ), bem como atividades exclusivas para mestrandos do PPGEC ingressantes em 2022 nos laboratórios de Ensino de Física (LEF) e de Ensino de Química (LEQ), com a apresentação, para bancas de professores da UNIFEI e convidados, de seus projetos de pesquisas que devem ser desenvolvidas no próximo ano.
Houve também oficinas sobre o ensino de Matemática para alunos surdos e a relação entre escola, universidade e sociedade. Ainda no primeiro dia, aconteceu uma atividade cultural realizada pela equipe teatral Quitrupe, no Auditório Aureliano Chaves, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG).
Durante a noite, após um coffee break, foi realizada a conferência de abertura oficial dos dois eventos. A palestra “Uma tormenta não anunciada: Cenários alterados após a sacudida tecnológica na docência”, feita pela professora argentina Silvina Casablancas, no mesmo auditório, contou com as presenças dos professores Edson da Costa Bortoni, reitor da UNIFEI; Geise Ribeiro, diretora do IFQ; Rodrigo Duarte Seabra, diretor do Instituto de Matemática e Computação (IMC); Marcelo de Paula Corrêa, diretor do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e Denise Pereira de Alcântara Ferraz, coordenadora do PPGEC, além do público formado por demais docentes, mestrandos e licenciandos da Universidade.
Além da palestra, durante o III SIMPEDUC, a professora Silvina ministrou uma disciplina condensada de 03 a 07 de outubro, no IFQ, no período matutino, direcionada aos mestrandos do PPGEC e a outros interessados.
Segundo dia
O segundo dia também contou com atividades exclusivas para os ingressantes do PPGEC em 2022 nos mesmos moldes do dia anterior. À tarde, a atração “Cine Docência” tratou do tema “Educação na Pandemia – Retratos Futuros”. Ao fim da tarde, houve uma atividade cultural da Companhia Corpo a Corpo, e também, lançamento de livros do PPGEC.
À noite, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Reflexões sobre a abordagem investigativa no ensino e a formação de professores de Ciências e Matemática”, da qual participaram as professoras Maria Eunice Ribeiro Marcondes, da Universidade de São Paulo (USP), e Ana Letícia Losano, da Universidade de Sorocaba.
Encerramento
No terceiro e último dia de atividades, aconteceram sessões de comunicações de relatos de experiências e pesquisas em andamento e concluídas e a apresentação de pôsteres de mestrandos e graduandos da UNIFEI. No fim da tarde, o tema “Percursos de formação e o papel da pós-graduação” foi desenvolvido pelos professores Evelim Lamaiara dos Passos Carvalho, Lucas César da Silva e Kaleb Ribeiro Alho, todos egressos do PPGEC.
Ainda no dia 05 de outubro, a conferência de encerramento foi conduzida pela professora Isabel Martins, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que falou sobre “Educação em Ciências: futuros possíveis”.
Outras informações sobre os eventos realizados estão disponíveis no site https://simpeduc.unifei.edu.br/2022/
Esses eventos também foram noticiados na página do Proyecto Educación y Nuevas Tecnologías (PENT), da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) – Sede Argentina, instituição onde trabalha a professora Silvina Casablancas, que ministrou a disciplina condensada. Para conferir, acesse: http://www.pent.org.ar/novedades/un-encuentro-equipos-investigacion-que-cruza-fronteras