UNIFEI

UNIFEI realiza IV Simpósio Internacional de Educação em Ciências e VI Semana das Licenciaturas

A UNIFEI realizou o IV SIMPEDUC simultaneamente à VI Semana das Licenciaturas.
A palestra de abertura “Paulo Freire na Educação Matemática” foi feita pela professora Ana Paula dos Santos Malheiros, da UNESP.
Os dois eventos ocorreram de forma presencial no campus da UNIFEI de Itajubá.
No segundo dia, a palestra “Ensino de evolução: o risco de naturalizar a sociedade” foi feita pelo professor Nélio Bizzo, da UNIFESP.
O professor Ralph Levinson recebeu uma placa em homenagem pela sua participação durante os eventos da semana e por sua atuação junto ao PPGEC.
O tema “Educação em Ciências para ressignificar a cidadania em uma sociedade democrática” foi trabalhado ao longo de três dias, por meio de palestras, oficinas e apresentações de trabalhos.
Ralph Levinson fez a conferência de encerramento “What is this thing called Science? And what should we be teaching about it?” – “O que é essa coisa chamada Ciência? E o que deveríamos estar ensinando sobre ela?”.
O IV SIMPEDUC e a VI Semana das Licenciaturas foram iniciativas organizadas pelo PPGEC e pelos cursos de Licenciatura da Instituição.

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou, entre os dias 23 e 25 de outubro, o IV Simpósio Internacional de Educação em Ciências (SIMPEDUC) de maneira simultânea com a VI Semana das Licenciaturas.

 Os dois eventos são iniciativas organizadas pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC) com a parceria dos cursos de licenciatura da UNIFEI, destinados aos estudantes e pesquisadores da área da Educação.

 Neste ano, a temática apresentada foi “Educação em Ciências para ressignificar a cidadania em uma sociedade democrática”, por meio de palestras, seminários, oficinas e apresentações de trabalhos, com o objetivo de promover a cultura de interação e o debate de ideias entre discentes das licenciaturas e da pós-graduação, além de incentivar o diálogo com os professores atuantes e refletir sobre temas relevantes na esfera da Educação.

 As atividades aconteceram de forma presencial no campus da UNIFEI em Itajubá, com apoio dos Institutos de Física e Química (IFQ), de Recursos Naturais (IRN) e de Matemática e Computação (IMC), do PPGEC, da Diretoria de Pesquisa (DIP) e das Licenciaturas da UNIFEI.

 Simultaneamente aos dois eventos, no período de 23 a 27 de outubro, o professor Ralph Levinson, da University College London, ministrou a disciplina “Science Education and Democratic Participation”, no Laboratório Didático de Ensino de Física, no IFQ.

 Na disciplina, o professor Ralph ilustrou os motivos pelos quais a Ciência deve ser interdisciplinar, particularmente na ótica da COVID-19 e das mudanças climáticas, por meio de razões epistemológicas, e os participantes tiveram que preparar sessões para seus alunos, baseadas nos tópicos discutidos.

Primeiro dia

 O credenciamento para a participação no IV SIMPEDUC e na VI Semana das Licenciaturas ocorreu na segunda-feira, dia 23, das 11h às 14h. À tarde, foi realizado o Seminário de Projetos, exclusivo para ingressantes do PPGEC 2023, que teve como avaliadoras as professoras Ana Paula dos Santos Malheiros e Rosa Maria Feiteiro, ambas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

 De maneira simultânea, ocorreram as oficinas “Que educação ambiental desejamos para a escola que temos?”, ministrada pelas professoras Danielle Aparecida dos Reis e Dayane dos Santos Silva, e “Educação e o inédito-viável: freireanamente possível”, ministrada por Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, professora aposentada da UNIFEI. Também foi realizada a atividade cultural com voz e violão de Alana Raiza Ramos Vieira, servidora técnico-administrativa da Universidade.

 A abertura oficial dos dois eventos foi realizada, às 19 horas, no Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó (Elétrica). Compuseram o dispositivo de honra os seguintes professores: Antônio Carlos Ancelotti Júnior, vice-reitor da UNIFEI; Edmilson Marmo Moreira, pró-reitor de Graduação; Rodrigo Lima, que representou o diretor do IMC, Rodrigo Duarte Seabra; Janaína Roberta dos Santos, representando o diretor do IRN, Marcelo de Paula Corrêa; Luciano Fernandes Silva, coordenador do PPGEC, e Jane Raquel Silva de Oliveira, coordenadora adjunta do Programa, que na ocasião representou também a diretora do IFQ, Geise Ribeiro.

 Após as considerações iniciais e os discursos dos docentes citados, a professora Ana Paula dos Santos Malheiros fez a palestra “Paulo Freire na Educação Matemática”, destacando o método freiriano na abordagem da Matemática e como o conhecimento matemático está articulado com a cultura brasileira.

 Em sua fala, a professora fez referências ao livro “Pedagogia dos Sonhos Possíveis”, de Paulo Freire, e comentou sobre alguns conceitos próprio do autor, como situação-limite, inédito-viável e boniteza. Ela também falou sobre a “Educação com, e não para nem sobre” como uma das visões de Freire sobre o processo educativo.

 A docente ainda enalteceu os aspectos da Educação como uma prática social humanizadora, emancipadora, política, ética e libertadora, defendidos por Paulo Freire, segundo o qual o ensino deve ser centrado no conhecimento do aluno e partir da realidade do educando. Segundo a professora, para Freire, o diálogo é imprescindível, pois educador e educandos ensinam e aprendem juntos.

 A professora também comentou sobre o livro “Pedagogia da Tolerância”, também de Freire, e afirmou que a Matemática é uma lente de leitura do mundo e que o professor não pode chegar na sala de aula e achar que os estudantes têm a mesma visão de mundo que ele, mas partir de coisas mais próximas dos alunos para se chegar ao abstrato da disciplina.

Segundo dia

 No dia 24 de outubro, houve novamente os seminários de projetos exclusivos para ingressantes do PPGEC 2023. Paralelamente, foi realizada a Mostra de Materiais Didáticos, sob a responsabilidade da professora Jane Raquel.

 As apresentações de pôsteres tiveram início às 16 horas com relatos de experiência e pesquisas em andamento e concluídas. O Grupo Quitrupe de Teatro Científico ficou responsável pela atividade cultural, e o dia foi encerrado com a palestra “Ensino de evolução: o risco de naturalizar a sociedade”, com o professor Nélio Bizzo, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 Durante o momento de perguntas dos participantes, o professor Nélio disse que tem notado diferenças entre os estudantes de hoje e de tempos atrás, pois antes havia pouca informação, mas ela era muito valorizada, e atualmente, dá-se valor à quantidade de informações, mas não à profundidade. Ele defendeu que, pelo fato de hoje as pessoas serem facilmente influenciadas por fake news, os professores sejam convidados a desafiar seus alunos a pensarem para além do que está na superficialidade.

 Ao final da palestra, o professor Luciano Fernandes, coordenador do PPGEC, fez a entrega de uma placa de homenagem ao professor Ralph Levinson, pela sua participação durante os eventos da semana e por sua atuação junto ao Programa.

Terceiro dia

 No dia 25 de outubro, aconteceu a Sessão de Comunicações Orais e foi realizada uma mesa redonda sobre “Percursos de formação e o papel da pós-graduação”, ministrada pelos egressos do PPGEC Natália de Paiva Diniz, Arian Rodrigues Batista e Juliani Flávia de Oliveira.

 À noite, o professor Ralph Levinson fez a conferência de encerramento “What is this thing called Science? And what should we be teaching about it? – O que é essa coisa chamada Ciência? E o que deveríamos estar ensinando sobre ela?”, contando com a mediação do professor Newton de Figueiredo Filho, do IFQ. Inicialmente, o palestrante disse que o Brasil é a sua segunda casa e que tem muitas colaborações no país, destacando os trabalhos desenvolvidos na UNIFEI, sobretudo pelo PPGEC.

 Durante sua palestra, ele apresentou mapa com dados sobre a renda média de adultos em vários países e resultados do teste internacional PISA para crianças. Com base nessas informações, o professor disse que nos países em que há menos desigualdades sociais há maior desempenho escolar por parte dos alunos.

 O professor também destacou que nesses países a taxa de reciclagem de materiais é maior, que os níveis de emissão de CO2 e os problemas sociais e de saúde são menores e que o contrário se verifica em países com mais desigualdades. Porém ele alertou que países com menos desigualdades demonstram menos interesse por assuntos relacionados à Ciência.

Encerramento

 Ao final da palestra do professor Ralph Levinson, a professora Jane Raquel fez o encerramento do IV SIMPEDUC e da VI Semana das Licenciaturas, agradecendo a todos que estiveram presentes em suas diversas atividades. Segundo ela, neste ano houve o maior número de trabalhos inscritos desde a primeira edição do Simpósio, e que o desafio foi o novo sistema de apresentação e avaliação de trabalhos.

 A docente disse ainda que “o evento traz uma trajetória do que já vínhamos fazendo” e espera que “tenha sido uma experiência enriquecedora”. A professora também agradeceu a alguns alunos do PPGEC e das licenciaturas que contribuíram para o êxito do evento: Alice Juliana Garcia de Melo, Jade Carvalho Ferreira, Leticia Alkimin Muniz, Lucas Mariz Silva, Marcos Andrey Rosa, Mariana Alves Ribeiro, Mateus Athie, Paloma de Faria, Raissa de Azevedo Vaz Alvarenga, Sandra Regina de Almeida Corrêa, Vinicius Dias Santos e Vitor Eduardo da Silva Fonseca.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo