UNIFEI

Unifei Realiza Mais Uma Edição Do Startup Weekend Maker

 

 

 A Universidade Federal de Itajubá realizou mais uma edição do Startup Weekend Maker (SWM), no Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU), recebendo 120 participantes de várias cidades e universidades, além de 30 mentores e jurados. Startups são empresas de tecnologia com modelos inovadores de negócios, como, por exemplo, Facebook, Google e Twitter.

 O Startup Weekend é um evento de formato internacional que já aconteceu em mais de 1100 cidades de 150 países. Sua proposta fundamental é tirar as ideias do papel e transformá-las em um mínimo produto viável, em um único final de semana. Trata-se de uma competição de startups que ocorre ao longo de três dias de trabalho, no qual os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.

 Segundo os organizadores, a diferença de um Startup Weekend Maker para um Startup Weekend convencional é que em um SWM somente são aceitas ideias que envolvam hardware, eletrônica e robótica. “Em sua versão maker, tudo é mais hardcore, pois os participantes são desafiados a criar um protótipo físico das suas ideias alinhado a um modelo de negócios que faça sentido e seja sustentável”, explicou Gabriella Sant’Anna, facilitadora do evento.

 Logo no início do SWM Unifei deste ano, houve uma palestra com Mariana Vasconcelos, ex-aluna da Unifei e cofundadora da Agrosmart, que inspirou os participantes a pensarem em negócios de alto impacto e tecnologias exponenciais. Em seguida, os participantes foram desafiados a propor ideias inovadoras. Eles votaram nas melhores ideias e formaram equipes em torno delas.

 Daí em diante, o evento se tornou uma grande maratona em que os participantes tiveram que validar ideias, conversar com potenciais clientes, desenvolver um modelo de negócios e construir um protótipo de hardware. Toda essa jornada foi acompanhada por alunos da Unifei que possuem startups em desenvolvimento e executivos, como Paulo Quirino, da Samsung, e Oswaldo Fernandes, da Aceleradora Baita.

 No último dia do evento, todas as equipes apresentaram seus protótipos em uma feira de ciências e, em seguida, fizeram um pitch, ou seja, uma apresentação de negócios de três minutos, para uma banca avaliadora composta por Fábio Veras (Fiemg), Fernando Rocha (Philips), Rosana Jamal (Baita), João Paulo (Sebrae) e pelo reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida. O primeiro lugar ficou com a CogaTech, uma solução inteligente para gado de corte, e o segundo, com a Terra, uma tecnologia em IoT (do inglês, Internet of Things, ou Internet das Coisas), para monitorar barragens em tempo real.

 Segundo a professora Juliana Caminha Noronha, na visão da banca avaliadora, o SWM Unifei teve resultados surpreendentes, com diversos times desenvolvendo soluções em mercados pouco explorados com tecnologias inovadoras. “O potencial para o desenvolvimento de startups de hardware em nossa região é notável. Uma prova disso é que todos os grupos finalizaram seus protótipos e uma primeira validação de negócios ao longo do evento”, revelou.

 Juliana também disse que o trabalho realizado durante o SWM para o surgimento de soluções que gerem impacto na vida das pessoas terá continuidade. “Agora em setembro, o Centro de Empreendedorismo Unifei abre as inscrições para o LAB001, o programa de pré-aceleração de startups em hardware e hard-sciences da Universidade, que visa dar suporte e acelerar o desenvolvimento do modelo de negócios e tecnologias inovadoras na instituição”, detalhou. 

 Mais informações sobre este novo evento encontram–se no link: http://www.fundacity.com/lab001/apply/1095

 E outros detalhes sobre o SWM Unifei podem ser obtidas pelo e-mail ceu.unifei@gmail.com e pelos links: https://www.facebook.com/ceuunifei https://www.facebook.com/events/1807956849438486/

 

Mais detalhes sobre o Startup Weekend

 O Startup Weekend (SW) é um fenômeno global que tem atraído e encorajado uma nova geração de empreendedores. Ele é realizado por uma rede global de líderes cuja missão é inspirar, educar e capacitar times e comunidades.

 Durante um SW, são aceitos projetos que estejam no estágio de ideia, não sendo considerados projetos já iniciados. Como um dos objetivos do evento é aprender a desenvolver bons modelos de negócios, não é recomendada a participação de projetos for fun ou filantrópicos.

 Para participar do evento, todos os protótipos devem ser iniciados em um final de semana, mas qualquer pessoa pode acompanhá-lo para ter novas ideias, fazer contatos e começar projetos. Todos os participantes de um SW compõem equipes desde o início, tendo a oportunidade de interagir e trabalhar com outras pessoas e aproveitando o networking para formar um time com perfil complementar.

 Quanto à propriedade intelectual de ideias apresentadas, os organizadores garantem que os interessados não devem se preocupar, pois suas ideias não são apossadas por outras pessoas. No evento, os participantes podem encontrar sócios e/ou parceiros para que as ideias se tornem realidades. Recomenda-se que os times estabeleçam entre si critérios para formalizarem suas ideias como companhias no futuro.

 Um Startup Weekend Maker (SWM) tem três públicos principais: os desenvolvedores, ou seja, quaisquer pessoas aptas a escrever código; designers, pessoas que consigam desenhar interfaces; os não-técnicos, como gerentes, administradores, especialistas em finanças, engenheiros e arquitetos, entre outros, e os makers, pessoas com conhecimento em robótica, desenvolvimento de hardware e arduino (placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores).

 Esta divisão tem como principal objetivo misturar os participantes e formar grupos com pessoas de perfis diferentes e complementares. No caso do SWM da Unifei, o perfil é híbrido, ou seja, muitos dos participantes têm o perfil técnico e de negócios ao mesmo tempo.

 O SWM Unifei deste ano contou como principais coaches (treinadores) e mentores: Daniel Grossi, Daniel Junho, Denny Bastos, Eduardo Ferroni, Gustavo Garcia, Helton Franco, Ibrahim César, João Marinheiro, João Pedro, Jorge Augusto, Jorge David, Juliana Caminha Noronha, Luigi Sica, Luís Henrique Esper, Mariana Camargo, Mariana Vasconcelos, Matheus Marques, Oswaldo Fernandes, Paulo Quirino, Pedro Henrique, Raoni Teixeira, Raphael Pizzi, René Gustavo, Thales Nicoleti e Thiago Lima.