
A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), por meio de sua Diretoria de Pesquisa (DiP), realizou o VIII Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica, que ocorreu de forma presencial nos campi de Itajubá e Itabira. O evento teve como objetivo divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas por alunos vinculados aos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica e incentivar a participação de novos estudantes em atividades de pesquisa. A programação contou com apresentações de trabalhos, palestras e mesas-redondas com convidados de diversas instituições.
No campus Itabira, o simpósio foi realizado nos dias 14 e 15 de outubro e as atividades tiveram início com a palestra “Como maximizar suas chances de publicar um artigo científico: entenda o processo editorial”, ministrada pelo professor do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA) da UNIFEI, Daniel Crístian Ferreira Soares, seguida das apresentações orais de alunos que se destacaram em seus trabalhos.

No período da tarde, o público acompanhou a palestra “Do Laboratório ao Reservatório: o papel dos nanomateriais na recuperação avançada do petróleo (EOR)”, com o professor Marcelo Machado Viana, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida de outras apresentações orais e da mesa-redonda “Caminhos pós-Iniciação Científica”, mediada pelo prof. Danilo H. Spadoti, que reuniu os professores da UNIFEI Luiz Felipe Pugliese e Camile Arêdes Moraes (Instituto de Ciências Tecnológicas – ICT) e o egresso da UNIFEI Wellington Gonçalves Silva (trainee da Usiminas Ipatinga). No dia seguinte, os alunos participantes apresentaram pôsteres com os resultados de suas pesquisas.
Já, no campus Itajubá, o evento ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro e a abertura contou com a palestra “A Ciência como uma Vela no Escuro”, ministrada pelo professor do Instituto de Física e Química (IFQ) da UNIFEI, Hektor Sthenos Alves Monteiro, seguida das apresentações orais dos alunos selecionados.

Durante a tarde, a programação prosseguiu com a palestra “Da Ideia ao Manuscrito: ChatGPT como ferramenta para escrita científica”, ministrada pelo professor Jorge Ricardo Mejía Salazar, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com outras apresentações orais e com a mesa-redonda mediada pelo prof. Danilo H. Spadoti, “Caminhos pós-Iniciação Científica”, que contou com os professores da UNIFEI Ivan Felipe Silva dos Santos (Instituto de Recursos Naturais – IRN) e Nicolas Pinheiro Ramos (Instituto de Engenharia Mecânica – IEM), além dos egressos de IC da UNIFEI José Luiz Correa Junior e Vitória Jacomelli Baratella, que atualmente atua na empresa Asthon Tecnologia. No dia seguinte os alunos apresentaram posters com resultado de suas pesquisas.
O simpósio reafirmou o compromisso da UNIFEI com a formação científica e o desenvolvimento de novas gerações de pesquisadores. Ao proporcionar um espaço para a troca de experiências e a divulgação de resultados, o evento contribui para o fortalecimento da cultura de pesquisa na universidade e para o avanço da ciência e da tecnologia no país.