



Aconteceu na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) a Competição Fórmula Drone 2018 que é promovida pela SAE Brasil – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade em parceria com a Black Bee Drones, equipe da universidade que desenvolve drones autônomos.
Na competição, as equipes formadas por até 15 alunos de escolas técnicas de nível médio, orientadas por professores das escolas, desenvolveram os projetos de drones, de acordo com o desafio técnico estabelecido no Regulamento da Competição.
Vinte e duas equipes, de 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, compareceram ao evento que teve início na sexta-feira, dia 07 de setembro, com apresentações orais dos projetos e de esclarecimentos de dúvidas perante a comissão técnica de juízes, baseado no Relatório de Projeto que foi previamente enviado pelas equipes.
Nos dias 08 e 09, aconteceram as provas de voo em baterias sucessivas orientadas. Após somar os pontos das etapas de Projetos e de Voo, definiu-se a classificação final das equipes.
A equipe Ases do Sul, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Catarina, campus Joinville Sul, foi a vencedora da Fórmula Drone SAE BRASIL 2018, com 175.05 pontos, na classificação geral da competição. O segundo lugar foi conquistado também por uma equipe do Senai de Santa Catarina, a Blue Bird North, do campus Joinville Norte I.
A equipe R.O.S.A Dragons, da Escola Técnica Rosa Perrone Scavone do Centro Paula Souza, somando 149.87 pontos, classificou-se na terceira posição. Em seguida, ficando em quarto lugar, a equipe Winged Wolves, do Centro Federal de Educação Tecnológica, do Rio de Janeiro, campus Maracanã, com 146.42 pontos. A equipe Falcão Negro, do Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, campus Uberaba Parque Tecnológico, de Minas Gerais, foi a quinta colocada, somando 141.38 pontos.
O Comitê Técnico da Competição concedeu menções honrosas às equipes que se destacaram em 5 diferentes quesitos. Melhor Projeto e Melhor Apresentação Oral para a equipe DronIFly, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Melhor Precisão na Missão Tele entrega, para a equipe Blue Bird North, do Senai Joinville Norte I; Melhor Pontuação na Missão Medição de Área, equipe R.O.S.A. Dragons, do Centro Paula Souza Etec Rosa Perrone Scavone; e a menção de Inovação – “Aplicativo de Ground Station” a equipe IF NO AR, do Instituto Federal Goiano.
A competição, sediada na Unifei, contou com apoio da Secretaria de Educação Técnica Profissional (Setec) do Ministério da Educação (MEC), atuando em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Prefeitura Municipal de Itajubá e a Universidade deram apoio logístico, ao disponibilizarem infraestrutura e recursos materiais e humanos. O International Council of Aeronautical Sciences (ICAS) propiciou apoio institucional ao evento.