



A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) sediou, no dia 4 de setembro, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), em seu campus sede, o painel “Negócios e Oportunidades para o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Itajubá: Apresentação do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação – SisDIA”, uma iniciativa da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai).
O painel teve como principais objetivos contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país, integrando suas agências de pesquisa, apoio e desenvolvimento e seus projetos estratégicos; promover a relação entre os agentes formadores da hélice tríplice em Itajubá e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação do município.
Durante o evento foi feita a apresentação do SisDIA, uma iniciativa do Exército Brasileiro (EB), que atua nos níveis local, regional e nacional e tem como principal objetivo promover a inovação, assumindo como pilares a hélice tríplice – que envolve o Estado, a Indústria e a Academia – e a inovação aberta.
A cerimônia de abertura do evento contou com o pronunciamento do reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, que recepcionou os participantes e ressaltou a importância da Instituição para o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Itajubá. Em seguida, foi feita uma apresentação da Universidade pelo pró-reitor de Extensão, professor Edson de Oliveira Pamplona, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG).
Posteriormente, o engenheiro José Fernando Grassi Bissacot, secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, falou sobre a importância de a cidade de Itajubá sediar tal evento e sobre o papel do poder público municipal com relação ao empreendedorismo local, e Maurício de Pinho Bitencourt, da Inovai, apresentou a Associação para os convidados.
O coordenador do Escritório Regional de Belo Horizonte do SisDIA, General-de-Exército Rômulo Bini, falou, brevemente, sobre o SisDIA, o qual foi, posteriormente, apresentado com mais detalhes pelo assessor do mesmo escritório, Coronel EB Nilo Barros.
O SisDIA
De acordo com a apresentação feita e com material de divulgação distribuído durante o evento, o Exército Brasileiro, por meio do seu Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT-EB), implementou o SisDIA, de abrangência nacional, que busca incrementar a cooperação entre as instâncias governamentais de todos os níveis, a base industrial brasileira e as universidades.
Segundo o Coronel Nilo, para alcançar os objetivos de Defesa Nacional com relação a inovação e tecnologia, o SisDIA atua nos níveis local, regional e nacional, conforme estrutura apresentada durante o evento. Ele também disse que o Exército atua no SisDIA fomentando suas ações, oferecendo recursos humanos e capacitação, realizando prospecção tecnológica e figurando como potencial comprador dos sistemas e produtos desenvolvidos.
“Por meio da inovação tecnológica, o SisDIA tende a contribuir com o desenvolvimento nacional, visando à busca das capacitações produtivas brasileiras de produtos e de sistemas de defesa e duais”, informa o material de divulgação sobre o SisDIA.
Mais informações
Após a fala do Coronel Nilo, houve novamente a participação do General-de-Exército Romulo Bini, que apresentou mais detalhes sobre o SisDIA. Os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei, e José Policarpo Gonçalves de Abreu, diretor executivo do Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg, fizeram, então, perguntas e observações quanto à participação dos setores acadêmico e industrial nas atividades do SisDIA.
Mais informações sobre o SisDIA podem ser obtidas no Escritório Regional em Belo Horizonte: Comando da 4ª Região Militar – Quartel General II, Rua Juiz de Fora, 990, Barro Preto, CEP 30.180-060; pelo telefone (31) 3508-9921 ou pelo e-mail sisdia.mg@gmail.com.
Participações
Pela Unifei, estiveram também presentes no evento os professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Marcos Aurélio de Souza, presidente da Assembleia da Inovai; Thiago Clé de Oliveira, pró-reitor adjunto de Graduação, e Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pela qual também participou o servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento.
O evento contou ainda com as presenças das seguintes autoridades: Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, vice-prefeito de Itajubá; Emerson da Cruz Ferreira e José Don Carlos Alves dos Santos, representantes da Prefeitura Municipal de Itabira, e Plínio Ribeiro Leite, presidente da Fundação de Pesquisa e Assessoramento a Indústria (Fupai).
Pelo Exército, participaram do evento os coronéis Roger Matta, assessor do Escritório Regional do SisDIA em Belo Horizonte; Anderson Kohl, do DCT-EB; Luís Eduardo Siqueira Lira, comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate – Pontoneiros da Mantiqueira, em Itajubá; Álvaro Dias, Brasil e Saper, representantes da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), pela qual também participou o Major Renaldo.
Visita à Helibras
Após o evento realizado no auditório do Excen, alguns dos participantes também visitaram a empresa Helicópteros do Brasil S. A. (Helibras), sediada em Itajubá. Na visita, integrantes da Unifei e da Prefeitura Municipal de Itajubá, membros da Inovai e oficiais do Exército Brasileiro puderam conhecer as atividades e produtos desenvolvidos pela empresa.
Sobre a Inovai
A Inovai foi criada em agosto de 2017, por um consenso entre entidades dos governos federal, estadual e municipal, associações de classe dos setores da indústria, do comércio e serviços e instituições de ensino. A associação se propõe a gerir, de forma colaborativa, as ações e atividades de inovação e empreendedorismo em Itajubá.
A Inovai tem como sócios fundadores a Unifei; a Prefeitura Municipal de Itajubá; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (Sedectes); a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm); a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (Aciei); a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá (CDL) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei).