A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) sediou, entre os dias 15 e 18 de abril, o seminário internacional CEURER- Avanços em Conversão de Energia, Uso de Resíduos e Energias Renováveis, como um dos eventos técnico- científicos comemorativos ao centenário da instituição. O Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (Nest), do Instituto de Engenharia Mecânica da Unifei, foi o responsável pela organização do seminário, marcando também os 15 anos de criação desse grupo de pesquisa.
O CEURER objetivou apresentar e discutir aspectos relacionados com os novos paradigmas da conversão de energia, uso de resíduos e fontes renováveis, através de palestras de pesquisadores destacados nesse tema no Brasil e no exterior. O seminário também permitiu o estabelecimento de relações de colaboração entre os participantes e a discussão do desenvolvimento de projetos conjuntos. Estiveram presentes alunos e professores da Unifei e de outras universidades, centros de pesquisa além de representantes de empresas do setor energético.
Segundo o coordenador da Comissão Organizadora, professor Electo Silva Lora, foram realizadas 38 palestras, sendo 12 de representantes de universidades e centros de pesquisas internacionais (Estados Unidos, Colômbia, Canadá, França, Bélgica, Suécia, Espanha e Cuba), 12 de universidades brasileiras, nove de empresas e cinco de pesquisadores do Nest. Além disso, formam ministrados sete mini cursos e realizada venda de livros técnicos aos participantes, editados pelas Editoras Interciências e Acta de Itajubá. O seminário contou com o patrocínio das grandes empresas do setor e da própria Unifei, Fapemig, CPFL, Cemig, Fapepe, Fupai, entre outras.
O professor Electo Lora afirmou ainda que a realização do CEURER “foi de extrema importância, pois o evento reuniu destacados pesquisadores do mundo. Este fato coloca a universidade e o Nest num patamar bem elevado de pesquisa e aspectos técnicos da conversão de energia”. Completou acentuando que “vários palestrantes reconheceram na Unifei um dos centros mais importante do país na área do desenvolvimento tecnológico nesta temática.”
No seminário ainda houve o lançamento de dois livros de autores da Unifei, “Máquinas Térmicas de Fluxo”, dos professores Anton Mazurenko, Electo Lora e Zulcy de Souza, e “Resíduos Sólidos”, da professora Regina Manbelli Barros. Os alunos de graduação na especialidade de bioprocessos tiveram a oportunidade de ouvir dois palestrantes em sala de aula.
Entusiasmado com a realização do CEURER, o reitor Dagoberto Alves de Almeida disse que o Nest é um dos grupos mais produtivos da Universidade com importantes iniciativas de pesquisa para o setor energético. ”Este 100 anos da Unifei muito nos orgulham, estamos no CEURER plantando a semente para mais 100 anos e, este evento, faz parte do nosso centenário”.
Para o palestrante e pesquisador, Zulcy de Souza, em 100 anos, a hidro-energia brasileira deve muito a Unifei. ”Esta Universidade é uma instituição que já teve muitos nomes, mas nunca perdeu a identidade. A história da Unifei e da hidro-energia no Brasil se confundem. Quando a instituição foi criada em 1913, praticamente não existia a geração de energia elétrica e a Unifei foi pioneira no setor”.
Na cerimônia de abertura do seminário, a mesa foi composta pelo reitor Dagoberto Alves de Almeida; o coordenador do evento, professor Electo Lora; o diretor de Ciência , Tecnologia e Inovação da FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais), professor José Policarpo Gonçalves de Abreu e o engenheiro de Tecnologia e Normalização da CEMIG, Cláudio Homero Ferreira da Silva.
”
