UNIFEI

Unifei será representada por duas equipes na fase nacional da Maratona de Programação

Alunos da Unifei participaram da Maratona de Programação e foram classificados para a final brasileira da competição.
Uma das equipes que participou da seletiva da Maratona de Programação, que aconteceu na Unifei antes da fase regional no Inatel.

 

 Pela primeira vez, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) será representada por dois times na fase nacional da Maratona de Programação, prevista para acontecer em novembro deste ano em Salvador – BA. As equipes Epic Nuclear Guys, do campus sede, e Programming Socks, do campus de Itabira, ficaram entre as classificadas do Sul de Minas para a final brasileira durante a Fase Regional, realizada no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí – MG, no dia 15 de setembro.

 A equipe Epic Nuclear Guys, do campus sede, é formada pelos alunos José Wagner de Andrade Junior, do Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação; Felipe Kallás Silva, do curso de Engenharia da Computação, e Marcos Antonio Flores Gonçalves, de Engenharia Mecânica Aeronáutica, que participaram da fase seletiva em Itajubá organizada pelos professores Roberto Affonso da Costa Junior, do Instituto de Computação e Matemática (IMC), e Edmilson Marmo Moreira, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Computação (Iesti).

 Os integrantes da Programming Socks, de Itabira, são os alunos Guilherme Lima e Raphael Machado, do curso de Engenharia da Computação, e João Pedro Areias, de Engenharia Elétrica, orientados pelo professor Paulo José Lage Alvarenga, do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICT).

 Além das duas classificadas para a fase nacional, nove equipes do campus sede da Unifei haviam sido selecionadas para participar da disputa no Inatel, uma das 30 sedes espalhadas em diversos lugares do país, onde as disputas regionais aconteceram. Cada sede classificou duas equipes para a final brasileira da competição.

 No evento realizado no Inatel, as equipes da Unifei disputaram com outras 26 das seguintes instituições: Centro de Ensino Superior em Gestão Tecnologia e Educação (FAI); Centro Universitário do Sul de Minas (Unis); Instituto Federal do Sul de Minas – campi de Muzambinho, Inconfidentes, Poços de Caldas e Passos; Inatel; Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

 Na fase nacional as equipes disputarão entre si e as classificadas irão para a fase latino-americana. Posteriormente, os melhores times estarão na final mundial em Portugal, em abril de 2019.

 Em contato com Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei, o professor Roberto Affonso, que esteve no Inatel auxiliando os participantes, disse que a Maratona de Programação é uma grande oportunidade de crescimento para os alunos. “O principal objetivo é promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Com isto, as empresas podem facilmente identificar funcionários para solucionar seus problemas”, afirmou Roberto.

 Para mais informações sobre a competição nacional, os interessados devem acessar o link: http://maratona.ime.usp.br/vagas18.html.

Seletiva em Itajubá

 Antes do evento no Inatel, já tinha sido realizada no Laboratório Didático de Computação 5 (LDC), do campus sede da Unifei, a seleção das equipes para a fase regional da Maratona de Programação. No total, 16 equipes, formadas por três alunos cada uma, se inscreveram e, destas, 10 foram classificadas para participar da disputa em Santa Rita do Sapucaí.

 Dezenove alunos representaram o curso de Engenharia da Computação; 10, o curso de Ciência da Computação e 4, o curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica. Do curso de Engenharia Mecânica, 4 alunos estiveram presentes; do bacharelado em Física, 3 alunos; de Engenharia de Bioprocessos, 2. Os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação foram representados por um aluno cada um.

 A prova aplicada aos participantes, no sistema da Maratona de Programação conhecido como Boca, foi feita no idioma inglês, já com a intenção de prepará-los para a fase final brasileira. Foram elaboradas 12 questões com diferentes níveis de dificuldades, que testaram o conhecimento em diferentes técnicas de programação.

 O professor Roberto Affonso revelou um pouco sobre as suas expectativas em relação as equipes selecionadas para a fase regional. Antes da competição no Inatel, ele havia dito que a Unifei estava com um time muito forte que deveria se classificar entre os 20 melhores do Brasil e que se os alunos mantivessem o treinamento, havia grande chance de levar duas equipes para a final brasileira de novembro, em Salvador – BA.

 Ele também explicou que, inicialmente, a seletiva iria escolher apenas sete equipes para representar a Unifei, porém, devido a problemas técnicos que ocorreram no dia da prova, a comissão organizadora resolveu classificar as outras três equipes que ficaram empatadas tecnicamente com três das sete classificadas.

 Além da Epic Nuclear Guys, as equipes do campus de Itajubá selecionadas para a disputa no Inatel foram:

  • Never Lucky: composta pelos alunos David Mateus Batista; Gabriel Augusto Alves Taets e Gabriel Erzinger Dousseau, todos de Ciência da Computação;
  • Posso Usar Demência?: dos alunos Bryan Fortunato de Souza e Renan Rodrigues Bizarri, de Engenharia da Computação, e Eduardo Augusto Ribeiro Dueñas, de Engenharia Eletrônica;
  • Null Coders: dos alunos Edgar Davi Cunha de Almeida, Rafael Greca Vieira e Ricardo Dalarme de Oliveira Filho, todos de Ciência da Computação;
  • ZloyBobbers: dos alunos Dilson Gabriel Pieve, Maurício Leite Ferreira e Tarik Vieira Mouallem, todos de Engenharia da Computação;
  • Equipe ++: composta por Dener José Ribeiro, Eduardo Augusto de Oliveira e Leonardo Furtado de Oliveira, todos de Engenharia da Computação;
  • Equipe Rocket: dos alunos Gabriel Lopes Coelho, de Ciência da Computação; Gustavo Luiz de Alvarenga Guerra, de Engenharia da Computação, e Lucas Forni Battista, de Engenharia de Controle e Automação;
  • CTRL+S: dos alunos Filipe Maia Nunes Celestino, Gabriel Hasmann Freire Moraes e Pétrus Lopes Fiore, todos de Engenharia Mecânica Aeronáutica;
  • Você Sabe Quem: dos alunos João Pedro Pascuini Munhoz, Rafaella Silva Monti Souza e Ulysses Caetano Braga, todos de Engenharia da Computação;
  • Fisicoders: André Riccieri Albinati Silva Vitor, Daniel Augusto de Sousa Mendes e Gabriella Augusta de Oliveira Correa, todos de Física Bacharelado.
Rolar para cima
Ir para o conteúdo