Em parceria com o Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), um grupo de especialistas de vários países realizou, recentemente, o 1º Workshop da Rede Iberoamericana de Hidroenergia em Pequena Escala (Redhidro 2016), que contou com a presença de 100 participantes.
O evento foi realizado sob a coordenação do Instituto Mexicano de Tecnologia del Agua (IMTA). Pela Unifei, estiveram presentes os professores Ana Paula Moni Silva, Benedito Cláudio da Silva, Geraldo Lúcio Tiago Filho e Oswaldo Honorato de Souza Junior, do Instituto de Recursos Naturais (IRN).
A iniciativa faz parte do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia (Cyted), uma plataforma que promove e apoia a cooperação multilateral, com a transferência orientada de saberes, experiências, informações, resultados e tecnologias entre os países da América Latina.
Durante dois dias, docentes e pesquisadores do Brasil, Bolívia, Cuba, Guatemala, México e Peru participaram de um evento interno, a primeira reunião da Rede Temática Iberoamericana sobre Hidroenergia em Pequena Escala, a fim de compartilhar conhecimentos, esforços e resultados dos projetos que desenvolvem no âmbito de prospecção sistêmica do potencial de pequenas centrais hidrelétricas (PCH´s) em bacias hidrográficas, com metodologia avançada. Eles também visitaram o Laboratório Hidromecânico de Pequenas Centrais Hidrelétricas (LHPCH) e a Reitoria do campus de Itajubá.
O Workshop, aberto ao público, aconteceu no último dia. Os participantes discutiram o desenvolvimento de um protótipo viável e replicável de pequena turbina hidroenergética (PTH) e de um modelo de industrialização de PTH em localidades iberoamericanas que contribuam ao desenvolvimento sustentável.
”



