A Equipe Saci Baja Sae, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), representou a instituição e conquistou na competição “Baja Regional Sudeste”, promovida pela SAE Brasil (Society of Automotive Engineers), a 5º colocação na classificação geral; o 2º lugar na prova dinâmica do Enduro e o 10º nas apresentações do projeto. O campeonato ocorreu em Piracicaba (São Paulo), e contou com a participação de 30 equipes de Universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
O programa é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. O aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
Na competição, as equipes representam a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligadas e são classificadas através de uma série de provas que se dividem nos dois dias de campeonato, as quais avaliam os aspectos estáticos e dinâmicos do veículo projetado. As provas estáticas da etapa Regional separam-se em: inspeção de segurança e motor, apresentações de projeto, frenagem e conforto. Já as dinâmicas em: Slalon (manobrabilidade), Suspesion and Traction e Enduro de resistência.
A Equipe Saci da Unifei surgiu em 1999 e desde então participa de todas as competições regionais e nacionais promovidas pela SAE Brasil. Em 17 anos de projeto, já passaram inúmeros alunos de diferentes cursos pela equipe e atualmente ela é constituída por 22 membros e um professor coordenador. Na equipe, os próprios alunos que gerem, projetam e constroem o veículo baja, mostrando o aprendizado que cada um adquire em projetos como esse. A seguir estão os nomes e os cursos de todos os atuais membros:
- Alanna Fagundes Almeida – Engenharia Mecânica
- Amanda Carneiro – Engenharia Mecânica
- André Almeida Marra – Engenharia Mecânica
- Caio Camargo Claudio – Engenharia Química
- Cassiano Sales Coelho – Engenharia Mecânica
- Felipe de Souza Eloy – Coordenador – IEM
- Guilherme Machado da Silva – Engenharia Mecânica
- Heitor da Silveira Carvalho – Engenharia Mecânica
- Ingrid Moura de Almeida Lima – Engenharia de Produção
- Isabela dos Santos Simões – Engenharia Produção
- Isabela Silva Carvalho – Engenharia de Energia
- Ivan Maciel Leite – Engenharia de Controle e Automação
- Luis Felipe Ferreira Santos – Engenharia Mecânica
- Marina de Toledo Sallum – Engenharia Elétrica
- Matheus Galhardo de Oliveira – Engenharia de Produção
- Mateus Henrique Fernandes Fiúza – Engenharia Mecânica
- Mateus Mendes dos Santos – Engenharia Mecânica
- Pedro Raiado Fagundes – Engenharia de Controle e Automação
- Pedro Victor Oliveira Souza – Engenharia Mecânica
- Paulo Eduardo Gomes Costa – Engenharia Mecânica
- Rafael Ribeiro Paiva – Engenharia Mecânica
- Rafaela Maria Lopes de Almeida – Engenharia Mecânica
- Tiago Faria Teixeira – Engenharia de Controle e Automação
O aluno Paulo Eduardo, capitão da equipe, cursando Engenharia Mecânica, na Unifei, afirmou: “Nós fomos para a competição tendo o Enduro como prioridade e fomos felizes ao conquistar a segunda colocação. Com esse resultado foi possível alcançar uma melhor classificação geral; esta quinta colocação, está entre as melhores da equipe até hoje, o que representa uma motivação para todos nós”.
”

