O processo eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi finalizado. Ele envolveu a consulta a comunidade acadêmica (professores, técnico-administrativos em educação, alunos de graduação e pós-graduação) e a elaboração da lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni), que será encaminhada ao Ministério da Educação.
O Consuni se reuniu para elaborar a lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor. Como o candidato professor Dagoberto Alves de Almeida é o atual reitor e presidente do Conselho, conforme o Regimento ele não poderia conduzir a reunião do Consuni, sendo assim a presidência foi passada ao professor Egon Luiz Muller, vice-reitor da Unifei.
Durante a reunião, o professor Egon recapitulou o processo eleitoral e informou que o voto era secreto, mas que cada conselheiro teria o direito de se manifestar se quisesse. Logo após, chamou os professores Luiz Eduardo Borges da Silva e Francisco Moura, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão Eleitoral, para dar prosseguimento. A lista de presença foi lida pelo professor Luiz Eduardo e foram contabilizados 28 votantes. Em seguida, aconteceu a votação e a apuração dos votos. O resultado foi o seguinte:
Reitor:
- Prof. Dagoberto Alves de Almeida: 22 votos
- Prof. Paulo Shigueme Ide: 5 votos
- Prof. Paulo Sizuo Waki: 1 voto
Vice-reitor:
- Prof. Marcel Fernando da Costa Parentoni – 23 votos
- Prof. João Batista Turrioni – 4 votos
- Prof. Luiz Antonio Alcântara Pereira – 1 voto
A lista tríplice será encaminhada ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, que irá nomear o novo reitor. A escolha do vice-reitor, também em lista tríplice, caberá ao novo reitor eleito.
”

