UNIFEI

Professores Da Unifei Participam De Curso Ministrado Por Docentes Da Mississippi College

 

 

 Professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participaram do curso “English as a medium of instruction”, ministrado pelas docentes Stephanie Wright e Brittany Brooks, da Mississippi College. O evento foi realizado no campus sede no mês de agosto com a participação de 36 professores, sendo oito de Itabira.

 O curso foi oferecido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Unifei, com o objetivo de auxiliar os professores a aperfeiçoarem suas práticas educacionais em língua inglesa. Assim, visou melhor capacitá-los para ministrar aulas em inglês, tanto para alunos estrangeiros, que venham para a Universidade, como para alunos brasileiros que almejem a mobilidade acadêmica.

 De acordo com a SRI, além de enriquecer a vivência acadêmica dos docentes, o curso marca o início da parceria entre a Unifei e a Mississippi College. O contato com a Universidade de Mississipi começou com a ideia de uma parceria na área de STEM Education, em outubro de 2015.

 Stephanie Wright, uma das professoras da Mississippi College, avaliou como positiva a participação dos docentes. “Os professores da Unifei são muito competentes em seus campos de atuação e fiquei muito impressionada com o nível de proficiência em língua inglesa, demonstrado durante as duas semanas em que lecionamos aqui. Acho importante, para esses professores, que tenham mais oportunidades de interagir com falantes nativos da língua inglesa, bem como praticar a conversação entre si”, expressou Stephanie.

 Quanto à preparação de alunos brasileiros, para que estejam aptos à mobilidade acadêmica, Stephanie ressaltou: “O que os professores podem fazer para preparar seus alunos para aulas em faculdades de língua inglesa é acostumá-los a ter aulas, escrever, seguir instruções, fazer provas em Inglês e expandir seus vocabulários. Assim, eles estarão preparando seus alunos para o sucesso acadêmico e uma carreira internacional”.

 Newton de Figueiredo Filho, professor do curso de Física no Campus de Itajubá, falou sobre a realização do curso. “Ganhamos dois cursos em um. Não só o inglês foi trabalhado, mas também as metodologias aplicadas às aulas. Isso foi muito interessante, e tivemos a oportunidade de refletir, discutir, trocar ideias entre nós e conhecer novas técnicas, novas abordagens, que servem para as aulas em inglês ou em português. Foi extremamente proveitoso e um excelente investimento da Universidade. Que este seja o primeiro de outros cursos”.

 O professor Paulo Mohallem Guimarães, do curso de Engenharia Mecânica do Campus de Itabira, também comentou sobre a iniciativa. “O curso nos ajudou, como professores, a receber estrangeiros e a preparar os nossos alunos, no Brasil, para realizarem cursos no exterior. As aulas em inglês, e não de inglês, farão com que nossos alunos se sintam mais confiantes ao buscarem a mobilidade acadêmica. O curso nos ajudou também na aquisição de técnicas de internacionalização, como estágios, avaliações, feedback e preparação de apresentações orais em inglês, entre outras. O curso foi excelente”.

 Durante sua permanência em Itajubá, as professoras americanas receberam todo apoio e suporte da equipe de servidores da Secretaria de Relações Internacionais e da Divisão de Assuntos Comunitários da Unifei.

 A Mississippi College é uma universidade cristã localizada em Clinton, Mississippi, a oeste da capital, Jackson. Fundada em 1826, ela é a segunda mais antiga universidade batista nos Estados Unidos e o colégio mais antigo do Mississippi. Com mais de 5.000 estudantes, é a maior universidade privada do estado.