O aluno de doutorado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Igor Feliciano da Costa, foi premiado no Congresso MOMAG 2016, considerado o maior evento científico da área de Micro-ondas e Optoeletrônica do país, que ocorreu no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em Porto Alegre. O trabalho, apresentado em seção oral, foi considerado o segundo melhor da conferência, concorrendo com mais de 300 outros artigos.
O trabalho intitulado “Optically controlled reconfigurable antenna for 5G future broadband cellular communication networks” (Antena reconfigurável e opticamente controlada para redes de comunicação celular banda larga de 5a geração), é parte da tese de doutoramento orientada pelo professor doutor Danilo H. Spadoti, na pós-graduação em Engenharia Elétrica da Unifei, e está sendo desenvolvido em parceria com o laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), sob a coordenação do professor Arismar Cerqueira Sodré Júnior.
Esse ano, o aluno de doutorado, Igor Feliciano da Costa, também foi laureado com o prêmio Inventores 2016 na categoria tecnologia licenciada, entregue em sessão solene ocorrida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O prêmio foi obtido com uma das patentes desenvolvidas pelo aluno na época de sua graduação.
”
