Professores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), Dr. Danilo Henrique Spadoti e Carlos H. Valério de Moraes, e os alunos da pós-graduação em Engenharia Elétrica, Reinaldo L. de Abreu e Andréia de Castro Alves, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), receberam a Certificação Profissional RFID dada pela GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação e o Centro de Excelência em RFID (RFID CoE).
A Identificação por Radiofrequência (RFID na sigla em inglês) é uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar produtos e documentos, até animais ou mesmo indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Essa ferramenta vem sendo destinada a comprovar os conhecimentos profissionais no campo da identificação por radiofrequência.
A certificação chegou ao mercado para atender a demanda, tanto destes profissionais como de muitas empresas, que já começam a exigir garantias antes de contratar mão de obra especializada. Isso significa uma garantia para os especialistas na área, para as empresas e também para os consumidores, permitindo a identificação de produtos em alta velocidade, sem precisar da leitura direta do chip, com precisão e integridade da informação, o que facilita muito os processos logísticos.
Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Esta certificação é devido a um projeto em colaboração com a empresa Honeywell.
”
