A Universidade Federal de Itajubá recebeu, no início de agosto, representantes norte-americanos da empresa Honeywell. O evento foi promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Unifei e aconteceu no auditório do Centro de Excelência e Eficiência Energética (Excen), no campus Professor José Rodrigues Seabra.
A Honeywell é uma multinacional com sede nos Estados Unidos que produz grande número produtos de consumo, serviços de engenharia e sistemas aeroespaciais para uma ampla variedade de consumidores, que vai desde usuários domésticos a grandes corporações. Ela está na lista das 500 maiores empresas da revista Fortune, com um quadro de funcionários de cerca de 100.000 pessoas em 95 países, sendo que a empresa Intermec de Itajubá faz parte da organização.
Na ocasião, estiveram presentes o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida; o chefe de gabinete da Reitoria, professor Rogério Frauendorf F. Coimbra, e os professores José Arnaldo Barra Montevechi, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) e Edson da Costa Bortoni, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), além de alunos e professores ligados ao Excen e a outros institutos da Universidade.
No início do evento, o professor José Arnaldo acolheu os visitantes, apresentando informações preliminares sobre a Unifei e passando a palavra ao representante da empresa na América Latina, o engenheiro Carlos Conti, que agradeceu a acolhida e expôs o motivo da visita.
O reitor, professor Dagoberto, deu as boas-vindas aos membros da Honeywell e disse que o papel da Unifei é oferecer um ensino de qualidade, lembrando que a Universidade é uma das mais respeitadas do Brasil, principalmente quando o assunto é energia e reconhecendo a importância das parcerias público-privadas.
Na sequência, o chefe de gabinete, professor Rogério, fez uma apresentação aos presentes sobre a Unifei, expondo dados sobre cursos, laboratórios e números de professores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como informações sobre as cidades de Itajubá e Itabira, onde estão os campi da Universidade.
Ele falou ainda sobre parcerias da Unifei com universidades de outros países para programas de intercâmbio de alunos e sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit). Também apresentou projetos desenvolvidos por alunos, como a Unifei Jr., o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU) e o Curso Assistencial Theodomiro Santiago (Cats), além de comentar sobre as equipes de competição, como Black Bee Drones, Coyotes Moto Racing e Uai!rrior.
Os visitantes puderam também saber um pouco mais sobre os principais centros de pesquisa da Unifei, como o Excen, o Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (Nest) e o Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH), bem como sobre o Grupo de Pesquisas em Engenharia de Sistemas e de Computação (GPESC).
Na sequência, alunas de projeto de pesquisa orientado pelo professor José Arnaldo fizeram a exposição do trabalho que estão realizando e os alunos Luiz Roberto, Pedro Henrique e Vinicius, membros da equipe Black Bee Drones, falaram sobre suas atividades, destacando recente matéria veiculada na Revista Época Negócios sobre o projeto desenvolvido pela Unifei, que tem como finalidade capacitar e treinar uma equipe multidisciplinar de estudantes em desenvolvimento, montagem e operação de drones, bem como promover sua capacitação no desenvolvimento de programas para processamento digital de imagens e reconhecimento de padrões em tempo real para a pilotagem dos aparelhos.
Para finalizar o evento, o professor Bortoni fez a explanação das atividades realizadas no Excen, que tem como principal objetivo promover o uso eficiente da energia, reduzindo as perdas energéticas nas diversas atividades socioeconômicas e contribuindo para um futuro sustentável. Em seguida, os representantes da Honeywell puderam conhecer melhor os dois laboratórios do Centro, o de usos finais e o de geração distribuída e cogeração, concluindo sua visita à Unifei.
Localizada no bairro Varginha, em Itajubá, a empresa Intermec faz parte da Honeywell, oferecendo consultoria no ramo de sistemas de captura automatizada de dados e informações (AIDC) e de computadores portáteis. Além de planejar e desenvolver uma linha de equipamentos robustos, confiáveis e versáteis, cria soluções completas que combinem com as redes, plataformas e processos desejados.
Após a compra da Intermec pela organização, o executivo Carlos Conti foi nomeado gerente geral para a América Latina da Honeywell Sensing and Productivity Solutions (S&PS), sendo responsável pelos negócios realizados pela empresa no Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Conti é graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela então Escola Federal de Engenharia de Itajubá, atual Unifei. Ele possui MBA em Finanças, e tem ampla experiência na área de automação industrial e tecnologia de informação com ênfase em mobilidade e rastreabilidade.
”

