Os professores do Instituto de Recursos Naturais (IRN) Michele Rebonita e Arcilan Assireu, a professora do Instituto de Matemática e Computação (IMC), Vanessa Souza e o aluno Matheus Mendes, do curso de Computação Aplicada, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), desenvolveram o portal CEPreMG (Centro de Estudos e Previsão do Tempo e Clima de Minas Gerais), visando prestar um serviço de diagnóstico de tempo em Itajubá e região e do alto da Mantiqueira.
O objetivo do projeto é apresentar e integrar de maneira objetiva e dinâmica dados relacionados à temperatura, umidade relativa do ar, índices pluviométricos, direção e intensidade dos ventos e índices térmicos e ultra-violeta.
Os dados captados pela Estação Meteorológica e gerenciados pelo CEPreMG são disponibilizados no site em tempo real, exibidos em forma de relatórios e gráficos.Além disso, a página permite realizar consultas por filtros como tipo de informação e intervalo de datas,visualizar meteogramas do dia, da semana, do mês e do ano desejados, encontrar informações técnicas a respeito da estação e a participação em fóruns sobre o tema.
Nas próximas semanas estarão disponíveis também, informativos sobre previsão do tempo para a região. Acesse o portal: http://www.cepremg.unifei.edu.br/
”
