Alunos do curso de Engenharia da Mobilidade, do campus de Itabira, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) fizeram uma pesquisa que pretende estudar a descentralização das atividades bancárias no município. A intenção dos estudantes é criar um cenário em que seja possível diminuir o número de veículos no Centro da cidade, especialmente no período da tarde durante os dias úteis.
Para tanto, foi montada uma equipe responsável para desenvolver o projeto, com a coordenação da professora Janaína Antonino. O grupo é formado pelos alunos Cássio Gabus, Gabriel Nunes, Laura Lage, Letícia Teixeira, Lucas Duarte, Maria Izabella, Nouara Monteira e Gabriel Faria.
Os estudantes estarão em portas de agências bancárias de Itabira para ouvir a população, além disso, também é possível responder à pesquisa pela internet. Os dados coletados serão usados exclusivamente para a pesquisa em questão. Não é necessário passar informações pessoais.
A pesquisa quer saber quais os principais serviços os itabiranos buscam nas agências, quais os horários mais usados e com qual frequência os usuários vão aos bancos. Também é questionado qual seria um melhor local, fora da região central, para que as instituições financeiras instalassem terminais de auto-atendimento. A metodologia baseia-se em pesquisa científica quantitativa por meio da aplicação de questionário, levantamento de dados em parceria com entidades públicas e privadas e técnicas de simulação do trânsito após a aplicação das medidas propostas.
Os alunos da Unifei se postaram em frente às agências em três períodos distintos. Eles retornam no dia 15 de maio e permanecem aplicando os questionários até o dia 22. A última etapa será entre os dias 27 e 31.
”
