A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) deu início as obras do seu segundo prédio do Campus de Itabira, no Vale do Aço mineiro, em solenidade que contou com a participação de autoridades locais; do reitor da instituição, Dagoberto Alves de Almeida e do diretor campus, Marcel Parentoni, que descerraram uma placa marcando o começo dos trabalhos.
A obra está orçada em 38.376.494,83 e deverá ser concluída até o início de 2014. Consta do projeto a construção de cinco andares, com área total de 9.997 metros quadrados, sendo que o primeiro andar como 2.485 metros quadrados, divididos em oito laboratórios, biblioteca, três banheiros femininos e três masculinos, cozinha e restaurante.
Já no segundo pavimento serão instalados um laboratório, 13 salas de aula, mais seis banheiros, escadas, elevadores, circulação e áreas de convivência. O terceiro andar será destinado a 18 salas de aula, além de seis banheiros. No quarto pavimento irão funcionar 28 salas de aula, quatro depósitos de materiais e seis banheiros. O quinto andar será a cobertura da edificação. A parte externa do novo edifício terá uma área de 6.295 metros quadrados de pavimento, onde será construída uma praça de 1.800 metros quadrados de área.
O reitor Dagoberto disse durante a cerimônia que “o dia é especial e de muita alegria”. A aceleração das obras foi alvo de sua atenção especial. “Não há hoje atenção mais focada que a construção do campus. Esta realidade começou há seis anos e precisa ser divulgada para todo o país. É um case de sucesso”- assinalou o dirigente.
O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, enalteceu a importância das parcerias firmadas para tornar realidade a edificação do prédio, citando a promoção de uma nova forma de fazer política. “Não podemos paralisar obras que iniciara, em um governo anterior. Nosso compromisso é dar continuidade às obras, pois é um projeto magnífico, notável”- enfatizou. Ele ainda lembrou que a educação é um passo para a diversificação econômica do município. Encerrou seu pronunciamento se comprometendo em transformar a cidade em um canteiro de obras.
André Fernandes, que representou o gerente geral da Vale, Júlio Yamacita, ressaltou a parceria entre a mineradora, a Unifei e o município, desde a edificação do primeiro prédio. O vice-prefeito, Reginaldo Calixto, lembrou que a educação é a solução para os problemas da sociedade e que o governo municipal se empenhou para o prosseguimento da obra: “a maioria dos problemas podem ser resolvidos com a educação”- acentuou.
A cerimônia contou também com as presenças de servidores da universidade e outras autoridades, como o presidente da Câmara Municipal de Itabira, vereador Rodrigo Assis Diguerê; o secretário de Obras de Itabira, Reinaldo Lacerda; o comandante do 26º. Batalhão da Polícia Militar, tenente- coronel Júlio Abílio e presidentes de associações de bairro.
”

