UNIFEI

Unifei Forma Os Primeiros Engenheiros Do Campus De Itabira

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) colou grau dos oito primeiros engenheiros do Campus de Itabira, no Vale do Aço mineiro, em solenidade realizada no auditório da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Os novos engenheiros da computação, de materiais e eletricistas terminaram as disciplinas obrigatórias e as demais exigências dos seus programas de graduação em quatro anos e meio, antecipando em seis meses a conclusão do curso. Os demais alunos componentes da turma colarão grau no meio do ano. A solenidade, cercada pelos tradicionais ritos universitários, também marcou as comemorações do ano do centenário da Unifei.

A mesa solene foi composta pelo reitor da universidade, professor Dagoberto Alves de Almeida, que presidiu a sessão; o prefeito de Itabira, Damon de Sena; o patrono e o paraninfo da turma, respectivamente o gerente geral de Minas da Vale em Itabira, engenheiro Júlio Yamacita e o ex-reitor da Unifei, professor Renato Nunes; o assessor especial da Reitoria para Implantação do Campus de Itabira, professor Marcel Parentoni; o representante da pró-reitoria de Graduação da universidade, professor Roger Campos e a representante do Departamento de Registro Acadêmico da instituição, Renata Nepomuceno.

Também fizeram parte da cerimônia os representantes do Conselho Universitário, os coordenadores de cursos e os professores e servidor técnico-administrativo homenageados pelos formandos. O ex-prefeito de Itabira, João Izael, secretários municipais da atual administração e vereadores itabiranos prestigiaram a solenidade.Os professores Luiz Gonzaga Mariano de Souza e Márcio Yassuda receberam homenagem especial pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na implantação do campus de Itabira.

O reitor Dagoberto de Almeida lembrou que a Unifei Itabira é uma realidade, prova disso estava na realização da primeira sessão de colação de grau, onde a universidade entrega ao país os primeiros engenheiros itabiranos. O dirigente aconselhou os novos engenheiros a pensarem bem de si mesmos, sem soberba, mas com o espírito elevado daqueles que se apresentam confiantes para os desafios da vida. “Os senhores aqui chegaram como resultado de seu próprio esforço, mas também de seus devotados professores e demais servidores da Unifei e sobretudo de seus amados pais a quem saúdo e aplaudo”.

O patrono Júlio Yamacita disse aos formandos que sonhar é importante. “O sonho não custa nada. Nunca deixem de sonhar, mas procurem sempre estudar ao longo da carreira profissional”.

Já o paraninfo Renato Nunes afirmou que ficou lisonjeado pelo escolha de seu nome para ser homenageado pelos novos engenheiros. Ele também salientou a importância da instalação do campus Unifei para Itabira e região.

O prefeito Damon de Sena destacou a importância da Unifei no município constribuindo para o seu desenvolvimento e a sua diversificação econômica. “Esse é a concretização de um projeto que surgiu há muitos anos e envolveu esforços de muita gente”.

Os engenheiros formados pela Unifei em Itabira são: Ana Cristina Tolentino Cabral (Engenharia de Materiais), Caio Souza Oliveira (Engenharia da Computação), Cézar de Araújo Mendonça (Engenharia Elétrica), Henrique Cesar Moreira Cardoso (Engenharia de Materiais), Jefferson Mendes Amâncio (Engenharia Elétrica), Luciano de Souza Madeira (Engenharia Elétrica), Marcel Souza Oliveira (Engenharia da Computação) e Uyara Isabela de Melo Pereira (Engenharia Elétrica).