A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a Associação dos Diplomados (ADUNIFEI), e a Fundação Theodomiro Santiago realizaram, no último dia 31 de outubro, o Encontro de ex-alunos, mais conhecido como “Encontrão” por reunir na instituição várias turmas de diplomados que visitam Itajubá para realizar suas tradicionais confraternizações.
Dentro de um clima de saudosismo, camaradagem e emoção pelas lembranças dos tempos de estudantes na UNIFEI, os diplomados presenciaram na abertura do Encontrão a apresentação do coral do Colégio Sagrado Coração de Jesus. O evento reuniu quatro turmas de ex-alunos (1974, Bichos 1974, 1994 e 1999). Cada turma contou com a participação de um representante na mesa do evento. A turma de 1974 foi representada pelo engenheiro Ivan Coelho; a Bichos de 1974, pela engenheira Mirian Adelaide Costa; a turma de 1994 foi representada pelo engenheiro Wilian Ribeiro e a de 1999, pelo engenheiro Eduardo Sato.
A mesa de abertura da cerimônia também contou com a presença do reitor da UNIFEI, professor Renato Nunes; do presidente da ADUNIFEI Nacional, engenheiro Roberto Lamóglia; do ex-diretor da UNIFEI, professor Fredmarck Gonçalves Leão e do vice-presidente da Fundação Theodomiro Santiago e representante da turma de 1959 que completa o jubileu de ouro esse ano (50 anos de formados), engenheiro Helcio Amaral.
Os pronunciamentos dos participantes da mesa revelaram a emoção em estar de volta à universidade onde se formaram, relembrando os momentos vividos dentro da UNIFEI e a importância da instituição para a formação não apenas de profissionais, mas também de cidadãos. Além de relembrar histórias engraçadas, os representantes chamaram a atenção para o compromisso dos ex-alunos em dar continuidade ao trabalho da universidade de formar jovens profissionais, através do programa Garanta um Futuro, da ADUNIFEI. Trata-se de um programa de apoio aos estudantes carentes da UNIFEI, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento acadêmico por intermédio de auxílios financeiros para alimentação, saúde, habitação e outras despesas de manutenção. O programa é uma iniciativa da reitoria da UNIFEI e ADUNIFEI, e se enquadra nos objetivos da Fundação Theodomiro Santiago de zelar pela formação dos futuros engenheiros. Detalhes do programa no site www.adunifei.com.br .
Esse ano os diplomados fizeram questão de homenagear dois colegas importantes na história da universidade: o engenheiro e professor Álvaro Rizzi, por sua atuação como docente na UNIFEI, e o engenheiro João Moritz, da turma de 1929, que completa esse ano o seu 80º aniversário de formatura, aos 101 anos de idade, sendo o diplomado mais veterano da UNIFEI. As homenagens foram feitas pelos ex-alunos Francisco Marques Ribeiro e Marita Arêas de Souza Tavares, respectivamente.
O encerramento do Encontrão 2009 foi feito pelo professor Renato Nunes, que apresentou aos ex-alunos dados sobre a atualidade e perspectivas futuras da UNIFEI. O professor Paulo Labegalini, pró-reitor de Cultura e Extensão, também falou um pouco sobre o programa Natal no Campus e convidou a todos para participarem da edição 2009 que terá início no dia 05 de dezembro com a iluminação temática do campus.
”



